Autonomy in the framework of the National Health Promotion Policy

Authors

  • Anna da Karynne da Silva Melo Universidade de Fortaleza-UNIFOR http://orcid.org/0000-0003-4783-8356
  • Luiza Maria Silva de Freitas Universidade de Fortaleza-UNIFOR
  • Adolfo Jesiel Siebra Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Silvia Fernandes do Vale Universidade de Fortaleza-UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p585

Keywords:

Autonomy. Public Health Policy. Health Promotion.

Abstract

Objective: To discuss the concept of autonomy circumscribed by public health policies in the Brazilian context privileging, as a scenario of analysis, the National Health Promotion Policy. Methods: Exploratory research conducted in May 2015 through a documentary analysis of official texts that were confronted with the literature on the subject in order to problematize the results found. Results: The concept of autonomy is understood as an inherent aspect of man that occupies a cognizable position within public policies. This indicates that the health practices currently inspired by this understanding have been guided by a reflective perspective. The literature search allowed to broaden this concept of autonomy, demonstrating that any normativity is incarnated in and originates from the world. Conclusion: It can be understood that broadening the concept allows to break free from current practices, which leads to think about the possibility and – not to say – the need for changes in which life and all its specificity become as important as the categories of understanding deriving from it.

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Author Biographies

Anna da Karynne da Silva Melo, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Doutora em Saúde Coletiva pela Associação de IES Ampla (UFC/UECE/UNIFOR). Estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES) com bolsa da CAPES. Professora titular do curso de graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza -UNIFOR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora pesquisadora do APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica. Pesquisadora convidada do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC).Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1991), especialista em Filosofia e Epistemologia da Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1994) e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2000). Foi supervisora técnica da clinica escola do Curso de Psicologia (UNIFOR), exercendo, posteriormente, a coordenação dos projetos de Plantão e Triagem do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/NAMI/UNIFOR). Supervisora de estágio em clínica (UNIFOR) há 22 anos. É psicoterapeuta com formação em Gestalt-Terapia com Georges Bloc Boris e Gercileni Campos. Tem experiência na área de clínica com adolescentes e adultos. Atua como pesquisadora nos seguintes temas: subjetividade, adolescência, corpo, psicopatologia fenomenológica, saúde mental, saúde coletiva, pesquisa qualitativa, psicoterapia humanista-fenomenológica e Gestalt-Terapia. Atualmente, desenvolve projetos na área de saúde coletiva, psicoterapia humanista-fenomenológica, clínica e fenomenologia.

Luiza Maria Silva de Freitas, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Ceará - UFC). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990). Professora da Universidade de Fortaleza, supervisora de estágio em Processos Educativos e Sociais. Pesquisadora da linha de pesquisa Sujeito, Sofrimento Psíquico e Contemporaneidade do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza com pesquisas nos modos de subjetivação contemporâneos com foco nas práticas de educação e saúde

Silvia Fernandes do Vale, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Doutoranda do curso de Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2013). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR(2013). Possui pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Published

2016-11-29

How to Cite

Melo, A. da K. da S., Freitas, L. M. S. de, Siebra, A. J., & do Vale, S. F. (2016). Autonomy in the framework of the National Health Promotion Policy. Brazilian Journal in Health Promotion, 29(4), 585–594. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p585

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