Modificação na qualidade da carne caprina secundária a alterações no manejo animal
DOI:
https://doi.org/10.5020/999Palavras-chave:
Composição de alimentos, valor nutritivo, colesterol, Anacardium occidentale, carne.Resumo
Essa pesquisa objetivou avaliar o efeito de alterações no manejo animal, consistindo de castração e de dieta contendo farelo de castanha de caju, na composição centesimal e no teor de colesterol dos músculos que constituem o corte pernil de caprinos sem raça definida (SRD) do Estado do Ceará. Utilizou-se um delineamento experimental casualizado com vinte caprinos machos sem raça definida (SRD) com idade entre 5 a 6 meses e peso médio de 12 kg, separados aleatoriamente em castrados (10) e inteiros (10). Em baias individuais, receberam durante 5 meses, duas dietas a base de capim elefante (pennisetum purpureum) e ração isoprotéica (milho e soja) com inclusão em uma delas, de 13% farelo de castanha de caju (FACC), formando-se os seguintes subgrupos: A1 (inteiro sem dieta contendo FACC); A2 (inteiro com dieta contendo FACC); B1 (castrado sem dieta contendo FACC) e B2 (castrado com dieta contendo FACC). A castração, associada ao uso do FACC, elevou o teor de gordura do pernil de 1,16% para 3,57% e o teor de colesterol de 36,47 mg/100g para 62,30 mg/100g. Os teores de cinza reduziram de 1,14% para 1,04%. A castração de forma isolada diminuiu o teor de umidade de 75,98% no sub-grupo A2 para 74,19% no sub-grupo B2. O uso do FACC em animais inteiros reduziu o teor de proteína de 20,58% para 18,85% (P < 0,05) (subgrupos A1 e A2), não se observando influência do efeito combinado da castração e uso do FACC para essa variável. O aumento do colesterol observado foi fortemente correlacionado com o aumento da gordura (93%). Em conclusão, estes resultados demonstraram que o uso combinado da castração com a dieta contendo FACC (13%) exerceram um efeito negativo para os padrões dietéticos e nutricionais do pernil caprino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















