Processos dolorosos em puerperas participantes do Método Mãe Canguru - doi:10.5020/18061230.2007.p28
DOI:
https://doi.org/10.5020/998Palavras-chave:
Método Mãe-Canguru, postura, coluna vertebral, dor.Resumo
O Método Mãe-Canguru é um programa de custo relativamente baixo no qual a mãe é a principal fonte de aconchego e calor necessários à sobrevivência do prematuro. O recém nascido fica posicionado entre os seus seios exercendo tração na mãe para frente, o que pode torná-la propensa ao desenvolvimento de dores. O objetivo do estudo foi determinar a incidência de dores em mães usuárias do método, procurando mensurá-la através de uma escala analógica. O estudo quantitativo e descritivo foi realizado em duas maternidades públicas de Fortaleza, Ceará, no período de julho a novembro de 2003. A amostra constou de 15 mães internadas nos alojamentos Canguru, para as quais foram aplicados dois questionários: um no ato da internação e outro após no mínimo cinco dias. Os dados foram analisados através da média e desvio padrão. Cinco (33%) das mães estudadas apresentaram processo álgico após o internamento. Destas, todas afirmaram que a dor era na região torácica e ombros, e três (50%) das mães que já apresentavam previamente alguma dor, referiram que esta aumentou após o ingresso no método. Os resultados sugerem que a postura adotada no Método Mãe-Canguru exige muito da musculatura de tronco superior, região na qual o bebê é posicionado, e da musculatura que sustenta o peso das mamas, constituindo-se, assim em fator desencadeante ou agravante de dor na coluna vertebral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.