A promoção da saúde no Canadá: perspectivas e perspectivas futuras - doi:10.5020/18061230.2007.p3
DOI:
https://doi.org/10.5020/994Resumo
Obrigado pela oportunidade de estar com vocês hoje neste painel fascinante sobre o estado da promoção da saúde no Brasil, Canadá e ao redor do mundo. É um grande prazer estar aqui e compartilhar meus pensamentos e reflexões com você, e não como perito nd aqui para lhe dizer como ele "deveria" ser, mas como um colega interessado no diálogo em torno dos pontos de interesse mútuo. Eu sinto que temos muito a aprender com o que tem acontecido aqui no Brasil, eo trabalho de Paulo Freire e muitos colegas contemporâneos, que continuam esta tradição da pedagogia crítica para a saúde (como o meu colega e amigo, aqui na UNIFOR, Dr. Francisco Cavalcante Jr .). Portanto, neste espírito de amizade, diálogo e aprendizagem mútua, vou ser muito franco com você sobre as lições aprendidas no Canadá, incluindo alguns dos nossos fracassos e erros que eu espero que você pode conseguir evitar. Além disso, eu apresento as minhas desculpas por não poder falar com você no seu próprio idioma. Gostaria de agradecer aos meus amigos Nicolas Ayres e Francisco Cavalcante Jr. por sua assistência na tradução. Além de um breve panorama do desenvolvimento da promoção da saúde no Canadá, eu gostaria de compartilhar algumas reflexões sobre o contexto social, político e económico em que o campo tem evoluído, tanto no Canadá e internacionalmente. Irei abordar três (3) as tensões principais que eu vejo em campo no momento (a partir de uma perspectiva canadense), e refletir sobre os nossos sucessos e nossas falhas. Vou terminar com algumas reflexões sobre as perspectivas futuras e alguns dos desafios que eu vejo que temos pela frente. Gostaria de enfatizar que qualquer breve história da promoção da saúde no Canadá, e qualquer avaliação dos seus pontos fortes, as contribuições e falhas é inerentemente subjetiva e idiossincrática. Ao invés de repetir o trabalho de outros analistas e comentaristas (ver, por exemplo - citar PHAC / docs HC), eu ofereço minhas observações com base em mais de uma década de envolvimento no campo (incluindo a participação na Crítica de Ciências Sociais e do grupo da Saúde da Universidade de Toronto), e na minha qualidade de Director do Mestrado de Ciências do Programa de Saúde na promoção da saúde da Universidade de Toronto. Sem dúvida, as pessoas com diferentes interesses, orientações e planos de fundo prática viria a (pouco ou quase) a conclusões diferentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.