Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2006.961Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Análise quantitativa, Técnicas investigativas.Resumo
Este artigo busca promover uma reflexão acerca das abordagens teórico-metodológicas, conferindo destaque à análise da integração qualitativo-quantitativa na pesquisa em saúde. Ressalta-se, por um lado, a importância de cada método, segundo suas características, para a consolidação das ciências como instrumento de revelação dos seus objetos específicos. Em contrapartida, as autoras convidam a uma reflexão acerca da integração subjacente aos métodos. Nesse intuito, apontam-se distinções entre os modos de se idear a pesquisa, suscitados por diferentes quadros de referência para se perceber e interpretar fenômenos, finalizando com a consideração de que, mesmo distintos em relação à forma e à ênfase, os métodos qualitativo e quantitativo não se opõem, nem se excluem, mas se complementam no propósito de desvelar, de forma mais completa possível, as facetas de dado fenômeno ou realidade social. Reflexões nesse campo podem auxiliar a ver com mais clareza os vínculos e o significado de se trabalhar com a integração dos métodos, no atual contexto em que o processo de produção do conhecimento necessita se permitir transitar entre as disciplinas, como forma de ampliar seu potencial de intervenção na sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















