Condutas de mães objetivando a segurança de crianças nos carros em Sacaraya, Turquia - doi:10.5020/18061230.2006.p40
DOI:
https://doi.org/10.5020/959Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Criança, Segurança, Condutas de Saúde.Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer o comportamento preventivo de famílias com crianças entre a idade de 0 a 16 anos sobre as medidas de segurança em veículos de transporte. Os critérios de inclusão deste trabalho transversal e descritivo foram: possuírem crianças entre 0 e 16 anos, dividir o mesmo domicílio com elas e dar o consentimento livre e esclarecido de participar deste estudo. Além das atitudes maternas frente a segurança dos filhos foram estudadas as variáveis relacionadas ao nível educacional da mães, o número de filhos, a perda de filhos por acidente automobilístico ou por doença. Para a análise das atitudes maternas foi aplicado o The Paediatric Preventive Behaviour Survey com a utilização de uma Escala Likert de resposta de 10 pontos. O grupo de estudo (n=248) foi escolhido de forma randomizada entre mães que preenchessem este critério. Os dados foram coletados durante um ano, no período de fevereiro de 2003 a 2004. Os resultados deste estudo revelaram que, quanto maior o nível educacional da mãe, mais importante ela considerava as medidas de segurança para crianças nos veículos. Apesar disso, atitudes e comportamentos relacionados às medidas de proteção vital para proteger as crianças de danos maiores dentro dos veículos não estavam em níveis satisfatórios. É obvio que há a necessidade de educação com o objetivo de aumentar a consciência da comunidade e de familiares com crianças no que diz respeito a comportamentos seguros no trânsito, para a redução/prevenção de condutas e descuidos inapropriados levando a traumas, incapacidade e mortes de crianças em acidentes de trânsito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.