Condutas de mães objetivando a segurança de crianças nos carros em Sacaraya, Turquia
DOI:
https://doi.org/10.5020/959Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Criança, Segurança, Condutas de Saúde.Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer o comportamento preventivo de famílias com crianças entre a idade de 0 a 16 anos sobre as medidas de segurança em veículos de transporte. Os critérios de inclusão deste trabalho transversal e descritivo foram: possuírem crianças entre 0 e 16 anos, dividir o mesmo domicílio com elas e dar o consentimento livre e esclarecido de participar deste estudo. Além das atitudes maternas frente a segurança dos filhos foram estudadas as variáveis relacionadas ao nível educacional da mães, o número de filhos, a perda de filhos por acidente automobilístico ou por doença. Para a análise das atitudes maternas foi aplicado o The Paediatric Preventive Behaviour Survey com a utilização de uma Escala Likert de resposta de 10 pontos. O grupo de estudo (n=248) foi escolhido de forma randomizada entre mães que preenchessem este critério. Os dados foram coletados durante um ano, no período de fevereiro de 2003 a 2004. Os resultados deste estudo revelaram que, quanto maior o nível educacional da mãe, mais importante ela considerava as medidas de segurança para crianças nos veículos. Apesar disso, atitudes e comportamentos relacionados às medidas de proteção vital para proteger as crianças de danos maiores dentro dos veículos não estavam em níveis satisfatórios. É obvio que há a necessidade de educação com o objetivo de aumentar a consciência da comunidade e de familiares com crianças no que diz respeito a comportamentos seguros no trânsito, para a redução/prevenção de condutas e descuidos inapropriados levando a traumas, incapacidade e mortes de crianças em acidentes de trânsito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















