Avaliação do nível de estresse e sua correlação com o surgimento do herpes labial recorrente
DOI:
https://doi.org/10.5020/958Palavras-chave:
Estresse psicológico, Herpes labial.Resumo
Muito se tem estudado sobre a influência do estresse nas alterações da resposta imune e com o surgimento de infecções oportunistas. Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o nível de estresse e a recorrência do herpes labial. Tratou-se de um estudo de delineamento transversal, cuja amostra foi constituída por 408 estudantes de Odontologia, de ambos os sexos, provenientes da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOPUPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As seguintes variáveis foram consideradas: sexo; idade; raça; nível de estresse, a partir da resposta de questionário de avaliação do nível de estresse e da prevalência de herpes labial. Os resultados demonstraram associações estatisticamente significantes entre a presença do herpes e o sexo (p=0,014), a idade (p=0,002) e o nível de estresse (p=0,002). Não foi evidenciada a relação com a raça (p=0,309). Dos 38 casos de herpes labial detectados, 20 encontravam-se em fase de exaustão de estresse e 18 em fase de resistência (moderado). Concluiu-se, a partir deste estudo, haver uma forte correlação entre os níveis mais intensos de estresse e a recorrência do herpes labial, sendo as mulheres mais afetadas que os homens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















