Análise epidemiológica do câncer de colo de útero em serviço de atendimento terciário no Ceará – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/945Palavras-chave:
Neoplasias Uterinas, Epidemiologia, Prevenção primária.Resumo
Estudo epidemiológico do tipo descritivo, desenvolvido no Hospital do Câncer do Ceará, objetivando identificar o perfil sócio-demográfico das pacientes com diagnóstico de câncer de colo uterino, no período de 2000 a 2002, bem como analisar as características do tumor e os tipos de tratamento a que elas foram submetidas. Estudaram-se os registros de 1085 mulheres tratadas com diagnóstico de câncer de colo uterino. A coleta de dados deu-se por meio do Sistema de Informações do Registro Hospitalar de Câncer – SISRHC. Os resultados evidenciaram que 65,3% das mulheres acometidas por câncer de colo uterino, atendidas na instituição, encontravam-se na faixa etária de 40 a 69 anos de idade. No que se refere ao grau de instrução, predominaram, com 74,2%, as analfabetas ou as que possuíam apenas o ensino fundamental incompleto, sendo a profissão de doméstica a mais freqüente (62,2%). O principal método diagnóstico empregado foi a histopatologia (98,8%). Mais da metade das pacientes apresentava o tumor na fase de estadiamento II e III, 24,5% e 28,9%, respectivamente. O tratamento de escolha mais aplicado foi a radioterapia (39,7%). As pacientes, em estudo, possuíam um baixo nível de escolaridade, um estadiamento avançado no momento do diagnóstico, diminuindo as suas possibilidades de cura e a sobrevida. Os resultados sugerem a necessidade de reestruturação dos programas de rastreamento, por meio da implantação de ações para a detecção precoce da doença e de suas lesões precursoras, diminuindo assim, a incidência e a mortalidade do câncer de colo de útero em nosso meio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















