O trabalho do cirurgião-dentista e o estresse: considerações teóricas - doi:10.5020/18061230.2005.p50
DOI:
https://doi.org/10.5020/866Palavras-chave:
Cirurgião-dentista, doenças ocupacionais, estresse.Resumo
A atividade odontológica vem sofrendo graves problemas nos dias atuais, os quais se projetam em uma crise sem precedentes. Registram-se a diminuição da receita, a redução do número de pacientes na clínica privada, em razão da queda do poder aquisitivo das pessoas e o aumento dos custos com insumos e equipamentos impostos pelas novas tecnologias. Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os fatores determinantes do estresse apresentados pelo cirurgião-dentista num contexto de jornada dupla de trabalho. Os resultados do estudo demonstraram que os cirurgiões-dentistas com mais de vinte anos de atividade profissional queixam-se de doenças sabidamente relacionadas ao estresse psicológico tais como: distúrbios posturais, dores na coluna cervical, enxaquecas constantes, hipertensão arterial, depressão, fibromialgias, distúrbios da atividade sexual, infartos, insuficiências respiratórias, envelhecimento precoce e câncer. Assim, conclui-se que as atividades desenvolvidas por esses profissionais trazem sérias conseqüências psicológicas demonstradas pelas doenças psicossomáticas apresentadas pelos mesmos. Há necessidade de promoverem-se atividades de Educação em Saúde para ajudar na melhoria da auto-estima através de discussões e reflexões sobre esses problemasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.