A vigilância sanitária e as condições de atendimento odontológico em unidades de saúde municipais de Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2005.862Palavras-chave:
vigilância sanitária, assistência odontológica, avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde).Resumo
A presente pesquisa objetivou avaliar o processo de trabalho odontológico nas Unidades de Saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza, correspondentes à Secretaria Executiva Regional II (SER II), tendo como referencial ações de vigilância sanitária. A avaliação foi realizada em sete Unidades, através de estudo transversal descritivo. Para obtenção dos dados, o pesquisador posicionou-se em local estratégico para não prejudicar o andamento das atividades e ter condições de examinar todo o ambiente e execução das atividades desenvolvidas tanto pelo profissional como pela equipe auxiliar, anotando as observações em roteiro específico. Detectou-se que a maioria dos cirurgiões-dentistas e das atendentes de consultório dentário negligencia o uso de gorro e óculos de proteção, principalmente. Constatou-se que nenhuma atendente de consultório dentário trabalhava sentada no momento de auxiliar o dentista, provocando menor rendimento das atividades desenvolvidas. Além do que mais da metade destas atendentes não eram inscritas no Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE). No tocante à esterilização, em menos da metade dos consultórios fazia-se uso de autoclave. Observou-se que em nenhum consultório utilizavase película protetora para isolar os locais nos quais o profissional tem contato direto. É necessário que medidas de reorientação dos serviços odontológicos prestados nas Unidades de Saúde da SER II sejam tomadas, visando adequar as situações observadas, protegendose a saúde da população e da equipe de saúde bucal, assim como orientar a atuação da vigilância sanitária no sentido de realizar suas ações tendo como referência o processo de trabalho e não simplesmente a estrutura dos serviços.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















