Construção e validação de cartilha educativa para promoção da alimentação saudável entre pacientes diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2019.7781Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Tecnologia Educacional, Estudos de Validação, Alimentação.Resumo
Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de conteúdo de uma cartilha educativa voltada para a orientação sobre alimentação saudável de pacientes com diabetes mellitus. Métodos: Trata-se de uma pesquisa metodológica com levantamento bibliográfico, elaboração e validação do material por especialistas no assunto. Os sete juízes possuíam especialização em diabetes e/ou com, no mínimo, dois anos de experiência na área, sendo duas enfermeiras, uma fisioterapeuta e quatro nutricionistas. Os itens avaliativos da cartilha consistiam em: objetivo, conteúdo, linguagem, relevância, ilustrações, layout, motivação e cultura, sendo cada item analisado separadamente através de escala tipo Likert. A análise da validação da tecnologia educativa foi realizada por meio da utilização do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com recomendação do ponto de corte superior a 0,78. Resultados: A cartilha educativa apresentou IVC global de 0,96. Apenas dois itens apresentaram valores de IVC abaixo do limite adotado. Os juízes realizaram observações referentes à aparência e ao conteúdo para o aperfeiçoamento da cartilha, as quais foram acatadas para a versão final. Conclusão: A cartilha educativa para orientação nutricional de pacientes com diabetes mellitus foi construída e validada em termos de aparência e conteúdo por juízes, devendo, assim, ser considerada para aperfeiçoar a adesão à terapia nutricional. Dessa forma, o material servirá de suporte aos profissionais e aos portadores de diabetes, para que superem as dificuldades que permeiam o autocuidado referente à alimentação para o controle da doença.Downloads
Referências
Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. São Paulo: Editora Clannad; 2017.
International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas [Internet]. 8a ed. Brussels: International Diabetes Federation; 2017.
Rossaneis MA, Haddad MCFL, Mathias TAF, Marcon SS. Diferenças entre mulheres e homens diabéticos no autocuidado com os pés e estilo de vida. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2018 Ago 30];24:e2761. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100384&lng=en
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNaPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
Janini JP, Bessler D, Vargas AB. Educação em saúde e promoção da saúde: impacto na qualidade de vida do idoso. Saúde Debate [Internet]. 2015 [acesso em 2019 Mar 02];39(105):480-90. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v39n105/0103-1104-sdeb-39-105-00480.pdf
Estrela KCA, Alves ACC, Gomes TT, Isosaki M. Adesão às orientações nutricionais: uma revisão de literatura. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde [Internet]. 2017 [acesso em 2018 Ago 15];12(1):249-74. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/22407/21344
Costa JA, Balga RSM, Alfenas RCG, Cotta RMM. Promoção da saúde e diabetes: discutindo a adesão e a motivação de indivíduos diabéticos participantes de programas de saúde. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2011 [acesso em 2018 Ago 15];16(3):2001-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000300034&lng=en
Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 [acesso em 2018 Ago 15];50(2):309-16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n2/pt_0080-6234-reeusp-50-02-0309.pdf
Franco RC. Avaliação do Manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2015.
Oliveira SC, Lopes MVO, Fernandes AFC. Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2014 [acesso em 2018 Ago 16];22(4):611-20. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v22n4/pt_0104-1169-rlae-22-04-00611.pdf
Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(7):3061-8.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.
Echer IC. The development of handbooks of health care guidelines. Rev Latinoam Enferm. 2005;13(5):754-7.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2a ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
Sociedade Brasileira de Diabetes. Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD. Manual de Nutrição: pessoa com diabetes 2009. São Paulo: SBD; 2009.
American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes - 2017. Diabetes Care. 2017;40(Suppl 1).
Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2003 [acesso em 2018 Set 03];56(2):184-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000200015&lng=en
Joventino ES. Desenvolvimento de escala para mensurar a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2010.
Fehring RJ. The Fehring Model. In: Carrol-Johnson RM, Paquete M, editores. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the Tenth Conference. Philadelphia: JB Lippincott; 1994. p. 55-62.
Maniva SJCF. Elaboração e validação de tecnologia educativa sobre acidente vascular cerebral para prevenção da recorrência [tese]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2016.
Lynn MR. Determination and quantification of content validity. Nurs Res. 1986;35(9):382-5.
Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health [Internet]. 2006;29(5):489-97. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/537d/5a0f09968979b4cf4e8b0213a8f39257b393.pdf
Ministério da Saúde (BR). Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.
Câmara C. Mapeamento político da saúde no Brasil com foco em diabetes e doenças cardiovasculares. São Paulo: Sociedade Brasileira de Diabetes; 2018.
Brasil. Projeto de Lei da Câmara n. º133, de 2017. Institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Saúde da Pessoa Diabética [Internet]. 2019 [acesso em 2019 Jan 02]. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/131364
Silveira MS, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 2019 Abr 19];38(2):e66204. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000200501&lng=pt
Ramos LMH, Araújo RFR. Uso de cartilha educacional sobre diabetes mellitus no processo de ensino e aprendizagem. Ensino, Saúde e Ambiente [Internet]. 2017 [acesso em 2019 Abr 02];10(3):94-105. Disponível em: http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente_backup/article/view/14771/9372
Moura IH, Silva AFR, Rocha AESH, Lima LHO, Moreira TMM, Silva ARV. Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 2018 Set 05];25:e2934. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692017000100383&lng=pt
Cruz FOAM, Ferreira EB, Vasques CI, Mata LFR, Reis PED. Validação de manual educativo para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2018 Set 04];24:e2706. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100337&lng=en
Mendonça SCB, Zanetti ML, Sawada NO, Barreto IDC, Andrade JS, Otero LM. Construção e validação do Instrumento Avaliação do Autocuidado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 2018 Set 06];25:e2890. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v25/pt_0104-1169-rlae-25-e2890.pdf
Teles LMR, Oliveira AS, Campos FC, Lima TM, Costa CC, Gomes LFS, et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(6):977-84.
Lima ACMACC, Bezerra KC, Sousa DMN, Rocha JF, Oriá MOB. Construção e validação de cartilha para prevenção de transmissão vertical do HIV. Acta Paul Enferm. 2017;30(2):181-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.