Atuação multiprofissional em saúde da família: ampliando o olhar na intervenção com crianças desnutridas
DOI:
https://doi.org/10.5020/671Palavras-chave:
Saúde da Família, Programa Saúde da Família, Desnutrição, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Traçar a trajetória percorrida por uma equipe multiprofissional em um projeto de intervenção realizado com crianças desnutridas de 1 a 5 anos e suas famílias. Métodos: Trabalho de natureza quantitativa realizado com um universo de 165 crianças, sob responsabilidade de uma Equipe de Saúde da Família (ESF) da periferia do município de São Paulo. As variáveis estudadas foram: os dados socioeconômicos familiares, avaliação do consumo alimentar, triagem de desenvolvimento e classificação do estado nutricional por escore Z. Com base nesses dados, planejaram-se atividades de intervenção, que envolveram oficinas educativas sobre a saúde infantil, oficinas culinárias e visitas domiciliares. Resultados: Os aspectos socioeconômicos refletiam baixa renda familiar, com média de 6 anos de estudo, consumo alimentar inadequado e 53 (32,1%) encontravam-se desnutridas. A triagem de desenvolvimento mostrou 33(62,3%) crianças em situação de risco, com maior comprometimento na área da linguagem. Conclusão: Para a execução de intervenções em saúde é primordial conhecer a comunidade em que se está inserido, pois somente desta forma é possível se aproximar das reais necessidades e estabelecer estratégias nutricionais mais adequadas, que favoreçam a autonomia e a responsabilidade dos indivíduos para o cuidado com a saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















