Cuidado ao idoso na atenção básica: práticas de educação em saúde do fisioterapeuta
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p5Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia, Saúde do Idoso, Educação em Saúde.Resumo
Objetivo: Com o aumento da expectativa de vida, o envelhecimento humano é uma realidade cada vez mais presente no mundo atual e necessitamos de investimentos para lidar com tal contexto. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar e propor estratégias de intervenção a partir da reflexão sobre o processo de educação em saúde no cuidado individual ao idoso realizado pelos fisioterapeutas no Serviço de Atenção Básica. Métodos: Abordagem qualitativa exploratória, realizada no cenário da Atenção Básica com 14 fisioterapeutas, desenvolvida em dois momentos. No primeiro, os dados foram coletados por meio de um grupo focal e entrevista semiestruturada e na segunda fase, houve a realização de uma Oficina de trabalho, com validação dos dados e reflexão para reconstrução da prática profissional. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: Observamos uma prática no cuidado e na educação em saúde ao idoso fragmentada e integral a depender do cenário. Após reflexão na oficina, os profissionais construíram propostas de mudanças e intervenção. Conclusão: Consideramos que o fisioterapeuta ainda enfrenta grandes desafios para compreender seu papel na Atenção Básica, demonstrando limitações no processo de formação e por meio das propostas construídas na oficina, demonstram que os espaços para educação permanente devem ser considerados ambientes importantes para fomentar reflexões e possibilidades de transformações, com a nítida intenção de melhorar a qualidade de atendimento aos usuários bem como a transformação do processo de trabalho.Downloads
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