Planejamento da gestação entre puérperas de hospital público e privado
DOI:
https://doi.org/10.5020/571Palavras-chave:
Planejamento Familiar, Anticoncepção, Saúde da Mulher.Resumo
Objetivo: Comparar as puérperas de um hospital público (Hpu) e as de um hospital privado (Hpr) no planejamento de sua gravidez e identificar os métodos contraceptivos que ocasionam falhas em seu uso, para melhor direcionar o atendimento na contracepção. Métodos: Estudo descritivo, realizado em dois hospitais do município de São Paulo, um público e outro privado. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2004 nos dois hospitais, através de um questionário, onde todas as puérperas de cada hospital foram entrevistadas. Realizou-se a análise estatística por meio de números absolutos e percentagens. Resultados: Participaram desta pesquisa 171 puérperas (83 do Hpu e 88 do Hpr). A maioria das puérperas do Hpu 69,9% (58) não planejou a gravidez, enquanto 83,0% (73) do Hpr planejaram. Os métodos contraceptivos que mais ocasionaram falhas foram pílula 27,6% (16) e preservativo masculino 12,1% (7) no Hpu, e, método da tabela 26,6% (4) e pílula, 13,3% (2) no Hpr. Conclusões: O planejamento da gravidez foi realizado pela maioria das puérperas do Hpr, não ocorrendo o mesmo para as puérperas do Hpu. A pílula anticoncepcional e o preservativo masculino, e, o método da tabela e a pílula representaram os métodos contraceptivos que mais falharam, no Hpu e Hpr, respectivamente. Faz-se necessária a realização e divulgação de programas de planejamento familiar para as pessoas menos favorecidas e proporcionar acesso aos métodos contraceptivos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.