Análise da qualidade dos registros durante assistência pré-natal - doi:10.5020/18061230.2009.p137
DOI:
https://doi.org/10.5020/552Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal, Avaliação em Enfermagem, Gravidez.Resumo
Objetivo: Analisar a qualidade dos dados da assistência pré-natal registrados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Município de Jijoca - Ceará. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa documental, na qual foram analisadas 71 fichas obstétricas das gestantes que realizaram pré-natal em 2006. As variáveis estudadas compreenderam aquelas obtidas pela análise da qualidade dos dados do preenchimento da ficha obstétrica padrão referente aos aspectos socioeconômicos, antecedentes familiares, obstétricos e pessoais e os dados relacionados à gravidez em curso. Resultados: Das 71 fichas analisadas, em 70 (98,6%) destas os dados socioeconômicos estavam preenchidos de maneira satisfatória. Os dados referentes aos antecedentes de morbidade familiares e pessoais, além dos antecedentes ginecológicos e obstétricos das gestantes estavam completos em 100% (71) das fichas. Referente aos dados da gravidez atual coletados na anamnese da primeira consulta, detectou-se que 47 (66,2%) foram devidamente preenchidos, enquanto em 24 (33,8%) das fichas faltavam dados importantes como a estatura e o peso das gestantes. Do total de fichas obstétricas, apenas em 60 (84,5%) havia registros de todos os exames laboratoriais obrigatórios do 1º trimestre e destaca-se que em somente 43 (60,6%) das fichas verificou-se o preenchimento adequado dos exames do 3º trimestre. Detectou-se ainda que somente em 6 (8,5%) das fichas havia dados relativos à curva altura uterina/idade gestacional. Conclusão: Neste estudo, verificou-se o preenchimento adequado das fichas, no entanto, encontrou-se um número elevado de não preenchimento ou de forma incompleta no tópico referente aos gráficos de peso/idade e curva uterina/idade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.