Conhecimento materno sobre fonoaudiologia e amamentação em alojamento conjunto - doi:10.5020/18061230.2009.p36
DOI:
https://doi.org/10.5020/364Palavras-chave:
Comunicação, Aleitamento Materno, Alojamento Conjunto.Resumo
Objetivo: Investigar a amamentação e o conhecimento materno sobre Fonoaudiologia em Alojamento Conjunto. Método: Estudo quantitativo, observacional e transversal, realizado no Alojamento Conjunto de uma maternidade de referência do estado do Ceará, no período de novembro de 2006 a fevereiro de 2007. A população do estudo constituiu-se de 38 díades mães-bebês que estivessem em aleitamento materno exclusivo e internas no Alojamento Conjunto. Realizou-se a coleta de dados mediante um formulário contemplando aspectos referentes à amamentação (anatomia das mamas, pega do recém-nascido e dificuldades) e conhecimento materno acerca da atuação fonoaudiológica. Resultados: Os resultados demonstraram que 17 (45%) mães conheciam a atuação fonoaudiológica; 26 (68,5%) referiram receber orientação sobre amamentação; 25 (66%) possuíam mamilo protruso; 23 (60,5%) não tiveram dificuldades durante a primeira mamada e apenas 1 (3%) referiu dificuldade durante a pega do mamilo pelo bebê. Conclusão: Concluiu-se que o conhecimento materno sobre Fonoaudiologia foi insatisfatório, visto que associava a profissão às dificuldades relacionadas à fala, desconhecendo outras áreas de atuação. No que concerne à amamentação, uma amostra significativa de mães não apresentou dificuldades durante o processo. As orientações recebidas, independente do profissional atuante, foram efetivas para a amamentação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.