Importância de cuidados preventivos à criança sob o ponto de vista das mães
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2009.362Palavras-chave:
Mothers, Health Promotion, Child Care.Resumo
Objetivo: Investigar os comportamentos de proteção das mães que têm crianças entre 0 a 16 anos de idade em relação à imunização, nutrição e cuidados periódicos de saúde. Métodos: Estudo transversal e descritivo realizado em Sakarya, Turquia, cujos critérios de inclusão foram: possuir criança/ crianças ente 0 a 16 anos, dividir o mesmo domicílio com estas, dar consentimento informado para participação na pesquisa. O grupo de estudo (n=368) foi selecionado aleatoriamente dentre mães preenchendo os critérios referidos. A coleta de dados ocorreu entre os anos de 2003-2004. Para investigação sócio-demográfica, utilizouse um questionário semi-estruturado consistindo de 19 questões. Após os procedimentos de teste e re-teste, essas questões de 10 itens da escala Likert (1= pouca importância, 10= maior importância) foram usadas para investigar as atitudes das mães em relação à imunização, nutrição e cuidados periódicos de seus filhos. Resultados: O escore para imunização (9,4±1,2) liderou; nutrição (8,5±1,4) e cuidados periódicos de saúde (8,2±1,6) foram considerados relativamente menos importantes para as mães. A importância atribuída à nutrição e aos cuidados periódicos de saúde aumentou significativamente quanto maiores os níveis de escolaridade materna (r=0,34, p<0,001; r=0,24, p<0,001, respectivamente) enquanto não houve correlação entre imunização e nível de escolaridade materna (r=0,1, p=0,06). Conclusão: As famílias deveriam ser educadas em termos de cuidados à criança, enfatizando a importância da nutrição, imunização e cuidados periódicos de saúde. O estudo sugere que as vacinas da infância são bem conhecidas e apreciadas por mães de todos os níveis de escolaridade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

















