Epidemiologia da leishmaniose visceral humana em Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/361Palavras-chave:
Leishmaniose Visceral, Epidemiologia, Medidas em Epidemiologia.Resumo
Objetivo: Analisar a epidemiologia da Leishmaniose Visceral (LV) no Município de Fortaleza- CE, no período de 2001 a 2007, e sua distribuição por Secretaria Executiva Regional (SER). Métodos: Os dados foram coletados na célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, através de levantamento epidemiológico sobre a prevalência da endemia humana por ano, segundo o sexo, a faixa etária, o número de casos por SER e a taxa de letalidade. Resultados: Dentre os 1051 casos com identificação do sexo, 685 eram do gênero masculino, representando 65,1%; a faixa etária mais acometida estava entre 1 a 4 anos de idade, com 240 casos (22,8%); a maior incidência observada ocorreu em 2007, na SER III (21,9/100.000 hab.), e 51 óbitos foram registrados no período, na capital, em decorrência da doença. Conclusão: Neste estudo, constatou-se que a LV no município de Fortaleza encontra-se em processo de urbanização, onde o número de casos é crescente com o passar dos anos e seguindo em direção às SER centrais. Observou-se que as SER III, V e VI são as que mais necessitam de investimento para o controle da doença.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

















