Perfil antropométrico e consumo dietético de adolescentes do ensino médio de uma escola pública federal
DOI:
https://doi.org/10.5020/360Palavras-chave:
Nutrição do Adolescente, Obesidade, Antropometria, Atividade Motora, Alimentação.Resumo
Objetivo: Identificar a ocorrência de prevalência de obesidade e sobrepeso em alunos adolescentes do ensino médio integrado, em uma escola da rede pública federal, no Estado do Rio de Janeiro, consciderando a ingestão calórica e atividades do cotidiano. Método: Este estudo, de caráter descritivo, transversal e quantitativo, avaliou 100 estudantes (58 do sexo masculino e 42 do feminino), com idade variando entre 14 e 17 anos, nos meses de abril e maio de 2006. Realizou-se a coleta de dados mediante aferição de peso, altura, dobras cutâneas, questionário com perguntas fechadas e recordatório de 24 horas. Resultados: Verificaram-se baixos índices de sobrepeso e de obesidade no grupamento estudado. Obtevese uma correlação forte (R=0,77) entre o índice de massa corporal (IMC) e a medida da dobra tricipital (TC) feminina, para valores de medida TC entre 11 e 16 mm, e uma relevante piora para medidas TC entre 16 e 22 mm. Conclusão: Constatou-se a não ocorrência da prevalência de obesidade ou sobrepeso nessa amostra, embora a maioria dos estudantes não pratique atividade física regular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















