Caracterização dos acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes internados em um hospital público terciário
DOI:
https://doi.org/10.5020/353Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Criança, Adolescente, Violência.Resumo
Objetivo: Investigar os fatores relacionados a acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes internados em um hospital público terciário da cidade de Fortaleza e o grau de conhecimento de seus pais ou responsáveis sobre os direitos dos acidentados. Métodos: Tratou-se de um estudo de natureza descritiva, observacional e com abordagem quantitativa, cuja amostra constituiu-se de 45 pacientes internados. As variáveis estudadas foram às relacionadas ao acidentado (idade, sexo, grau de escolaridade e renda familiar); quanto ao tipo e as lesões decorrente do acidente e o grau de conhecimento sobre os direitos do acidentado. Resultados: Predominou o sexo masculino [33 (73,3%)]. A faixa etária foi de 1 a 17 anos, distribuída de forma semelhante, com 30 (66,6%) vítimas no ensino fundamental incompleto, renda familiar predominante de 1,6 salários mínimos e 25 (55,6%) procedendo do interior. Quanto ao tipo de acidente, o atropelamento preponderou, contabilizando 29(64,4%) vítimas, sendo atribuída a culpa a terceiros em 17 (37,8%) casos. O diagnóstico de traumatismo cranioencefálico e/ou traumatismo de membros foi o mais encontrado [20 (40%)]. Em relação aos responsáveis, 38 (84%) desconheciam a existência do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ao qual têm direito; e 31 (71%) indivíduos não tinham conhecimento anterior sobre campanhas de prevenção de acidentes de trânsito. Conclusão: Na amostra estudada, os acidentes ocorreram principalmente por atropelamento, com traumatismo cranioencefálico, e as vitimas e seus familiares desconhecem parte dos direitos dos acidentados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.