Detecção da mutação 35delG de fatores etiológico ambientais em usuários de implante coclear
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2009.348Palavras-chave:
Genética, Mutação, Perda Auditiva, Implante Coclear.Resumo
Objetivo: Identificar a ocorrência da mutação 35delG e de fatores ambientais relacionados à perda auditiva em pacientes usuários de implante coclear, determinando o ganho funcional auditivo após o implante. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal realizado em seis voluntários, com idades variando de cinco a vinte e um anos. As variáveis estudadas consistiram da identificação de fatores de risco para a perda auditiva no período pré-natal, peri-natal e pós-natal. Para o estudo genético, pesquisou-se a ocorrência da mutação 35delG no gene da conexina 26. O ganho funcional devido ao implante foi avaliado com o estímulo “tom puro”, em frequências moduladas de 250Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz, 3000Hz e 4000Hz. Resultados: Na pesquisa de fatores ambientais, evidenciaram-se relatos de infecções do grupo TORCH (Toxoplamose, Rubéola, Citomegalovírus, Herpes e Sífilis), hipertensão materna, uso de abortivos, Meningite, Sarampo, oxigenoterapia e Icterícia. O estudo genético revelou dois casos de mutação 35delG, um em homozigose e outro em heterozigose. O ganho funcional do implante coclear variou de 60 a 85dBNA. Conclusão: Na amostra estudada, evidenciaram-se as ocorrências da mutação 35delG e de fatores ambientais relacionados à deficiência auditiva. As medidas de ganho funcional foram satisfatórias, independente da etiologia relacionada à perda.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















