Conhecimentos e sentimentos de mulheres portadoras de doença hipertensiva específica da gravidez
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2004.341Resumo
O estudo investigou o grau de conhecimentos e sentimentos das mulheres portadoras de Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) despertados em relação à doença. O método de pesquisa proposto foi exploratório e descritivo, tendo sido os sujeitos de estudo gestantes e puérperas portadoras de DHEG, que estavam internadas em uma maternidade escola de Fortaleza, Ceará, onde a amostra foi constituída de 21 mulheres. Foi utilizado um formulário contendo questões sobre o perfil sócio-econômico, antecedentes obstétricos, conhecimentos e sentimentos vivenciados pelas portadoras. Posteriormente, os depoimentos foram organizados, utilizando-se o método de inferência proposto por Laurence Bardin e analisados à luz do referencial bibliográfico pesquisado. Os resultados mostraram que as mulheres possuem certo grau de conhecimento acerca da doença, porém, não têm consciência da gravidade desta patologia; não são orientadas sobre os riscos e complicações; as poucas informações que têm são provenientes de familiares e amigos. Elas estavam ansiosas para retornar ao lar e preocupadas com a família; inseguras quanto aos procedimentos e condutas realizadas; com medo da própria morte e temerosas por desconhecerem a doença que as assolava. Concluiu-se que tendo essas mulheres a possibilidade de expor seus medos e angústias, sob os devidos cuidados, e estando mais bem informadas sobre a doença, poderão tornar-se menos vulneráveis e capazes de lidar com as inúmeras dificuldades causadas por essa patologia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















