Mulheres em uma aula de hidroginástica: experenciando o interrelacionamento grupal - doi:10.5020/18061230.2004.p8

Autores

  • Karla Maria Carneiro Rolim Universidade de Fortaleza
  • Maria Gorette Andrade Bezerra Universidade de Fortaleza
  • Vládia Teles Moreira Universidade de Fortaleza
  • Maria de Fátima Maciel Araújo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/339

Palavras-chave:

Dinâmica grupal, Mulheres, Interrelacionamento.

Resumo

Este trabalho reporta a experiência vivenciada por enfermeiras com o uso da dinâmica grupal em um grupo de mulheres com idade entre 60 e 80 anos que freqüentavam aulas de hidroginástica, tendo como objetivo promover uma reflexão sobre o autocuidado em saúde, favorecendo a vivência de práticas de educação em saúde e o desenvolvimento de habilidades. O cenário escolhido para a experiência foi um parque olímpico do pólo esportivo de uma escola da rede particular de ensino, localizada em Fortaleza-Ce, desenvolvida nos meses de maio e junho de 2002. O processo metodológico foi desenvolvido através de oficinas educativas, que contemplaram o cuidado intrapessoal, interpessoal, sócio-civilizatório, ecológico e vivências grupais. Para as mulheres idosas, a experiência trouxe empoderamento, pois contribuiu para participação, com liberdade de expressão. As autoras concluíram que trabalhar com grupos oportuniza aos enfermeiros a compreensão do sentir, pensar e agir de modo diferente, usando o conhecimento técnico-científico, envolvendo as relações humanas em busca de uma nova proposta de ação educadora em uma enfermagem reflexiva determinando ações transformadoras na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Maria Carneiro Rolim, Universidade de Fortaleza

Enfermeira Assistencial da Unidade Neonatal da Maternidade Escolar Assis Chateaubriant Universidade Federal do Ceará. Membro do Projeto Saúde do Binômio Mãe/Filho Universidade Federal do Ceará. Bolsista da FUNCAP.

Maria Gorette Andrade Bezerra, Universidade de Fortaleza

Enfermeira Assistencial do Centro de Parto Natural da Maternidade Escolar Assis Chateaubriant / Universidade Federal do Ceará; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Unifor. Membro Projeto Saúde do Binômio Mãe/Filho Universidade Federal do Ceará.

Vládia Teles Moreira, Universidade de Fortaleza

Enfermeira Assistencial do Instituto José Frota; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Unifor.

Maria de Fátima Maciel Araújo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira; Docente do Curso de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem Universidade Federal do Ceará; Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

Rolim, K. M. C., Bezerra, M. G. A., Moreira, V. T., & Araújo, M. de F. M. (2012). Mulheres em uma aula de hidroginástica: experenciando o interrelacionamento grupal - doi:10.5020/18061230.2004.p8. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 17(1), 8–13. https://doi.org/10.5020/339

Edição

Seção

Artigos Originais