A narrativa na pesquisa social em saúde: perspectiva e método - doi: 10.5020/18061230.2003.p59
DOI:
https://doi.org/10.5020/333Palavras-chave:
Narração, Relações médico-paciente, Pesquisa qualitativa, Comportamento verbal, ComunicaçãoResumo
A narrativa é uma técnica de pesquisa que tem sido utilizada no âmbito da Antropologia Médica como forma de acesso a e de reconstrução da experiência da doença. Esta última, de fato, tem sido reconhecida por autores da área como imprescindível ao estabelecimento de um diálogo mais empático e ético entre o profissional de saúde e o paciente e a sua rede de cuidados. Assim, no que concerne ao campo da pesquisa social em saúde, a valorização da experiência da doença está acompanhada da necessidade de aliciação de narrativas, tanto com respeito ao cuidado, quanto com respeito à pesquisa. Neste artigo, vinculamos o conceito e a estrutura da experiência da doença ao conceito e estrutura da narrativa, descrevendo suas contribuições ao campo da pesquisa, os tipos de pesquisa em que pode ser empregada, os tipos de narrativas em que são traduzidas as experiências humanas, os procedimentos para a sua eliciação, bem como as técnicas de análise do dados dela obtidos. Quanto a estas, descrevemos três: (1) a análise de narrativas proposta por Shütze; (2) a Análise Temática de Conteúdo; e (3) a técnica do Discurso do Sujeito ColetivoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.