Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) em mulheres hipertensas - doi: 10.5020/18061230.2003.p34
DOI:
https://doi.org/10.5020/329Palavras-chave:
Índice de Massa Corporal, Mulheres, Hipertensão Arterial SistêmicaResumo
A prevalência da hipertensão arterial é aproximadamente três vezes maior em obesos do que em indivíduos com peso saudável. O estudo objetivou a análise do índice de massa corporal (IMC) em 200 mulheres hipertensas acompanhadas na Liga de Hipertensão Arterial de uma Instituição Pública de Saúde no município de Fortaleza. Na amostra investigada 61% das mulheres tinham o ensino fundamental incompleto; 118 (59%) tinham renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, 61% eram obesas e 30% tinham sobrepeso. Em 150 (75%) mulheres desvendou-se história familiar de hipertensão arterial, 98 (49%) de infarto agudo do miocárdio e 97 (48%) de acidente vascular cerebral. Os resultados deste estudo evidenciaram variação do IMC, com predomínio de obesas seguido de sobrepeso. É imprescindível um acompanhamento eficaz para esta clientela devido a presença de fatores de risco para doença cardiovascular e cerebrovascular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.