Necessidades humanas básicas afetadas pela hipertensão arterial e estilo de vida -doi: 10.5020/18061230.2003.p21
DOI:
https://doi.org/10.5020/327Palavras-chave:
Hipertensão, Necessidades básicas, Estilo de vida, EntrevistasResumo
Em se sabendo que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica, em que o indivíduo pode ter suas necessidades básicas alteradas, sendo necessário aprender a conviver com um novo estilo de vida, considerou-se oportuno estudar o tema. Objetivou-se identificar as necessidades humanas básicas afetadas e averiguar a influência do estilo de vida e da hipertensão arterial sistêmica na alteração dessas necessidades. O estudo é descritivoexploratório, realizado no Campus de uma Universidade Pública Estadual da cidade de Fortaleza-Ceará. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. A amostra foi constituída por 30 funcionários do Restaurante Universitário que se propuseram responder o formulário. Utilizou-se uma metodologia quantitativa-qualitativa, sendo as falas categorizadas em unidades temáticas consoante Bardin. Enfocou-se o equilíbrio dessas necessidades, o qual é importante para o controle da pressão sangüínea, enfatizando o sono-repouso, a nutrição, condição socio-econômica, mecânica corporal e regulação neurológica. Observouse que o estilo de vida, principalmente os maus hábitos alimentares, o baixo padrão de vida e a própria rotina de trabalho, comprometeu algumas necessidades humanas básicas. Entretanto, para que haja melhor compreensão da interferência do estilo de vida e da hipertensão arterial sistêmica sobre as necessidades básicas, é necessário que mais estudos sejam realizados, dada a complexidade do indivíduo e a mutabilidade fatual e momentânea do estilo de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.