Necessidades humanas básicas afetadas pela hipertensão arterial e estilo de vida
DOI:
https://doi.org/10.5020/327Palavras-chave:
Hipertensão, Necessidades básicas, Estilo de vida, EntrevistasResumo
Em se sabendo que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica, em que o indivíduo pode ter suas necessidades básicas alteradas, sendo necessário aprender a conviver com um novo estilo de vida, considerou-se oportuno estudar o tema. Objetivou-se identificar as necessidades humanas básicas afetadas e averiguar a influência do estilo de vida e da hipertensão arterial sistêmica na alteração dessas necessidades. O estudo é descritivoexploratório, realizado no Campus de uma Universidade Pública Estadual da cidade de Fortaleza-Ceará. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. A amostra foi constituída por 30 funcionários do Restaurante Universitário que se propuseram responder o formulário. Utilizou-se uma metodologia quantitativa-qualitativa, sendo as falas categorizadas em unidades temáticas consoante Bardin. Enfocou-se o equilíbrio dessas necessidades, o qual é importante para o controle da pressão sangüínea, enfatizando o sono-repouso, a nutrição, condição socio-econômica, mecânica corporal e regulação neurológica. Observouse que o estilo de vida, principalmente os maus hábitos alimentares, o baixo padrão de vida e a própria rotina de trabalho, comprometeu algumas necessidades humanas básicas. Entretanto, para que haja melhor compreensão da interferência do estilo de vida e da hipertensão arterial sistêmica sobre as necessidades básicas, é necessário que mais estudos sejam realizados, dada a complexidade do indivíduo e a mutabilidade fatual e momentânea do estilo de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.