Percepção de usuários e profissionais de saúde sobre o sistema único de saúde no município de Santa Cruz-RN - doi: 10.5020/18061230.2012.p455

Autores

  • Gleiciane da Silva Fonseca Faculdades Integradas de Patos
  • Tayssa Suelen Cordeiro Paulino
  • Ildone Forte de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Cecília Nogueira Valença Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Raimunda Medeiros Germano Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5020/2548

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde, Participação Social

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento de usuários e profissionais de saúde sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando as perspectivas para o fomento cidadão na participação das políticas de saúde. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido entre abril e julho de 2010 por meio de entrevistas semiestruturadas com 23 sujeitos, entre eles, 4 profissionais de saúde e 19 usuários, os quais residiam em uma área da Estratégia Saúde da Família do município de Santa Cruz-RN, Brasil. Os dados coletados foram analisados pelo método de análise temática, uma das modalidades da análise de conteúdo, através das etapas de leitura e exploração do material, criação de categorias e articulação delas com referenciais teóricos. Resultados: A pesquisa mostrou que existem diferenças entre o conhecimento dos usuários e dos profissionais de saúde, pois, enquanto estes citaram críticas com base nos princípios do SUS legalmente instituídos, os usuários demonstraram desconhecer o SUS, conceituando-o como o Cartão Nacional de Saúde. Os discursos dos participantes apontaram para dificuldades no acesso à saúde e para uma carência de atividades educativas em saúde, o que pode tornar difícil o desenvolvimento de práticas democráticas nas políticas desse setor. Conclusões: O SUS constituiu um avanço na atenção à saúde brasileira, mas ainda há entraves para a consolidação de um sistema universal, integrado e equânime. Nessa perspectiva, para contribuir na efetivação do sistema público de saúde, destaca-se a importância da união dos diversos atores sociais (educadores, gestores e profissionais da saúde ), bem como da educação em saúde para o fortalecimento da participação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayssa Suelen Cordeiro Paulino

Estudante de pós-graduação em Formação Docente para o Ensino Superior na Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão (FACEX).

Ildone Forte de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Caicó

Cecília Nogueira Valença, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Caicó.

Raimunda Medeiros Germano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Educação. Docente adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

Fonseca, G. da S., Paulino, T. S. C., Morais, I. F. de, Valença, C. N., & Germano, R. M. (2013). Percepção de usuários e profissionais de saúde sobre o sistema único de saúde no município de Santa Cruz-RN - doi: 10.5020/18061230.2012.p455. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 25(4), 455–461. https://doi.org/10.5020/2548

Edição

Seção

Artigos Originais