A prática cotidiana de saúde das profissionais do sexo
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2012.2259Palavras-chave:
Cuidados de Saúde, Prostituição, Promoção da Saúde.Resumo
Descrever as práticas de saúde utilizadas no cotidiano de profissionais do sexo. Métodos: Pesquisa qualitativa que teve como cenário os bares em que trabalham as profissionais do sexo em Maceió-AL, Brasil. Integraram o universo dos sujeitos participantes 15 mulheres profissionais do sexo, com idade entre 20 e 39 anos, as quais, durante a pesquisa, estavam sendo assistidas pela equipe de um Consultório de Rua. A pesquisa ocorreu entre os meses de agosto e outubro de 2011 e as mulheres foram aleatoriamente selecionadas. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, sendo todas gravadas em áudio e transcritas na íntegra para posterior análise e interpretação. Resultados: A partir da análise temática dos dados produzidos e do referencial teórico de promoção em saúde, foi possível categorizar as práticas de saúde presentes no cotidiano dessas mulheres, tais como: a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; cuidados com o corpo e a estética; atividade física; alimentação; lazer; relacionamentos interpessoais; consumo de álcool e outras drogas; automedicação; e busca pelos serviços de saúde. As formas como se apropriam de tais práticas são condicionadas pela situação de vulnerabilidade social e pelo contexto sociocultural e econômico em que se encontram. Conclusão: Apesar das deficiências encontradas no desenvolvimento dessas práticas, as profissionais do sexo buscam preservar hábitos que melhorem sua saúde física, social e mental, assim como procuram por serviços profissionais para a promoção da sua saúde.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.