Heterocontrole da fluoretação da água de abastecimento público do município de Jaguaribara, Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/2255Palavras-chave:
Flúor, Fluoretação da Água, Fluorose Dentária, Abastecimento de Água, Vigilância Sanitária Ambiental.Resumo
Monitorar os teores de flúor (F) nas águas de abastecimento público no municípiode Jaguaribara, Ceará, Brasil. Métodos: Coletaram-se amostras da água da zona urbana, em três pontos diferentes. As coletas foram realizadas duas vezes ao mês, de agosto de 2010 a julho de 2011. As amostras foram analisadas em triplicata por meio do eletrodo combinado conectado a um medidor, previamente calibrados com padrões contendo de 0,2 a 6,4 ppm F, com Tisab II. Os dados foram analisados por três critérios: I (Brasil, 1975), II (Ramires et al., 2006) e III (Consenso técnico, 2011). Resultados: Em um total de 72 amostras de água foi possível observar uma média de 0,55 (± 0,19) ppm F, mediana de 0,61. No Critério I, foram verificados níveis aceitáveis de flúor em 47,2% das amostras, 44,4% apresentarams e subfluoretadas (< 0,60 ppm F) e 8,3% superfluoretadas. Para o critério II, observou-se que 36,1% das amostras foram inaceitáveis (<0,55 ppm F) e 63,9% estavam dentro dos limites aceitáveis (0,55 a 0,84 ppm F), não havendo nenhuma amostra superfluoretada. No critério III, verificou-se a presença de 25% das amostras com risco e benefícios insignificantes em relação à fluorose dentária e prevenção de cárie dentária, enquanto 11,1% das amostras apresentaram risco baixo e benefício mínimo e 63,9% apontam risco baixo e benefício máximo. Conclusões: Observaram-se alterações nos teores de flúor nas águas de abastecimento público no período estudado. Sugere-se anecessidade de melhorar o controle operacional e também do heterocontrole da fluoretação das águas de Jaguaribara-CE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.