Prevalência de doenças crônicas e prática de atividade física em adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.5020/2232Palavras-chave:
Atividade Motora, Doença Crônica, Envelhecimento.Resumo
Avaliar a relação entre a prevalência de doenças crônicas, diabete mellitus e hipertensão arterial sistêmica, e a prática da atividade física. Métodos: Estudo do tipo transversal, que contempla variáveis descritivas e de associação, no qual participaram 53 sujeitos adultos e idosos que frequentavam as oficinas de informática oferecidas pelo Centro Regional de Estudos e Atividades à Terceira Idade, da Universidade de Passo Fundo. Para analisar as associações entre as variáveis de desfecho utilizaram-se os teste U de MannWhitney e exato de Fischer, para um nível de significância de p ≤ 0,05. Resultados: A prática de atividade física mostrou-se elevada e com pouca diferença entre os sexos. Com relação às patologias, a hipertensão arterial foi prevalente para ambos os sexos; já a diabetes mellitus se mostrou mais prevalente para o sexo masculino. Conclusões: A prática regular de atividade física faz parte da vida dos sujeitos pesquisados, mas, mesmo assim, há ocorrência de doenças crônicas, principalmente a hipertensão arterial, para homens e mulheres, e a diabetes mellitus, para os homens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















