Promoção da saúde: a concepção do enfermeiro que atua no programa saúde da família - doi: 10.5020/18061230.2012.p215
DOI:
https://doi.org/10.5020/2231Palavras-chave:
Enfermagem, Promoção da Saúde, Programa Saúde da Família.Resumo
Investigar a concepção dos enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) sobre Promoção da Saúde. Métodos: Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo, realizado em cinco unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) que aderem ao PSF, da cidade de Juiz de Fora – MG, Brasil, no período de março a abril de 2010. Os sujeitos foram cinco enfermeiros do PSF, sendo um de cada uma das unidades participantes, selecionados aleatoriamente, de acordo com a disponibilidade e aceitação dos mesmos em participar do estudo. A coleta de informações se utilizou da técnica de entrevista semiestruturada. As falas foram analisadas se utilizando da análise temática. Resultados: A partir da análise das falas, ficou evidente que os enfermeiros confundem promoção da saúde com prevenção. E foram unânimes quanto ao papel de educador que o enfermeiro exerce. Conclusões: Os enfermeiros revelaram ter concepção distorcida sobre promoção da saúde e as práticas de saúde ainda são desenvolvidas dentro da visão preventiva. O conceito de promoção de saúde gera questionamentos no grupo estudado, devendo ser mais debatido pelos enfermeirosDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.