Percepção dos familiares de pessoas com esquizofrenia acerca da doença
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2012.2224Palavras-chave:
Esquizofrenia, Família, Pesquisa QualitativaResumo
Conhecer a percepção dos familiares de pessoas com esquizofrenia acerca da doença. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa dez familiares de pessoas com diagnóstico médico de esquizofrenia, atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de um município do Ceará, Brasil. Utilizou-se como estratégia para coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados baseou-se no método de análise de conteúdo. Resultados: As categorias identificadas foram: identificação da doença; tratamento da esquizofrenia; dificuldades vivenciadas pelos familiares; a busca pela qualidade de vida da pessoa com esquizofrenia. Conclusão: No discurso dos familiares de pessoas com esquizofrenia percebeu-se que há lacunas no conhecimento sobre o diagnóstico da patologia, o que desperta para a necessidade deste aspecto ser esclarecido durante os encontros entre profissionais, usuários e familiares. Porém, os outros aspectos da doença, como alterações comportamentais e formas de tratamento, foram mencionados pelos participantes do estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















