Acidente ocupacional por material perfurocortante entre acadêmicos de odontologia - doi: 10.5020/18061230.2012.p97
DOI:
https://doi.org/10.5020/2216Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho, Notificação de Acidentes de Trabalho, Estudantes de Odontologia, Equipamentos de ProteçãoResumo
Objetivo: Avaliar a prevalência de acidentes de trabalho entre os acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, no semestre letivo de 2010/1. Métodos: Trata-se de um estudo analítico transversal, realizado com uma amostra aleatória de 159 sujeitos, que tiveram a oportunidade de responder a um questionário autoaplicado, com 28 questões sobre biossegurança, acidentes de trabalho, vacinação. Resultados: Dentre 153 alunos que responderam ao questionário, 42 alunos (27,5%) afirmaram já ter sofrido algum tipo de acidente. Destes, 2 (5,1%) cursavam entre o primeiro e o quinto período, enquanto 38 (50,7%) estavam matriculados entre o sexto e nono período (p=0.000). Dez (23,8%) não utilizavam equipamentos de proteção individual no momento do acidente. Somente 4 (9,5%) dos estudantes acidentados fez registro pela Comunicação do Acidente de Trabalho; um grande número de acadêmicos, principalmente nos períodos iniciais, declararam vacinação deficiente. Conclusão: É significativo o número de acadêmicos acidentados, especialmente do sexto ao nono períodos, sendo as lesões do tipo perfurocortantes as mais prevalentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.