Perfil do profissional de nível superior na Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.5020/2095Palavras-chave:
Saúde da Família, Recursos Humanos, Capacitação em Serviço, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Objetivo: Investigar o perfil do cirurgião-dentista (CD), enfermeiro e médico da Estratégia Saúde de Família (ESF) de Anápolis-GO, Brasil. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se questionário estruturado com questões fechadas e abertas para 136 profissionais da ESF de Anápolis-GO, Brasil, ano de 2008. Os dados quantitativos foram tabulados e utilizou-se a técnica da análise de conteúdo para os dados qualitativos. Resultados: A maioria dos profissionais pesquisados era do sexo feminino, sendo 22 (78,5%) CD, 30 (96,8%) enfermeiras e nove (56,3%) médicas; na faixa etária de 20 a 30 anos, dos quais 21 (75%) eram CD, 22 (71%) enfermeiros e 10 (62,5%) médicos. A maioria era recém-formada (0 a 5 anos desde a graduação), com destaque para 28 (90,3%) enfermeiros. Quase todos residiam no município de Anápolis, com exceção de 4 (14,3%) CD. A maioria, 25 (89,2%) CD, 21 (67,74%) enfermeiros e 12 (75%) médicos, cursou pósgraduação. As atividades clínicas eram mais realizadas pelos 27 (96,4%) CD e 16 (100%) médicos, enquanto as preventivas eram mais realizadas por 28 (90,3%) enfermeiros. A maioria, 26 (92,9%) CD, 31(100%) enfermeiros e 14 (87,5%) médicos, acreditava na proposta de mudança de modelo de atenção à saúde da ESF. Questões estruturais e organizacionais influenciavam o trabalho, expectativas e motivações dos profissionais. Conclusão: O perfil do profissional de nível superior da Estratégia Saúde da Família de Anápolis-GO é principalmente do sexo feminino, jovem, residente na cidade, com curso de pós-graduação e acredita na proposta da ESF. Há indícios de que o enfermeiro é o que mais se aproxima dessa estratégia. A pós-graduação em saúde coletiva e a ênfase nas atividades preventivas pelos enfermeiros são fatores relevantes neste perfil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















