Estratégia Saúde da Família: avaliação e motivos para busca de serviços de saúde pelos usuários
DOI:
https://doi.org/10.5020/2092Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Serviços de Saúde, Satisfação dos ConsumidoresResumo
Objetivos: Conhecer a avaliação dos usuários sobre os serviços de saúde da família e identificar os principais motivos que os levam a buscar tais serviços. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em 5 Unidades de Saúde da Família com 25 usuários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade de Crato-CE, Brasil. O estudo ocorreu no período de março a abril de 2009. Aplicou-se entrevista semiestruturada e gravada. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: Encontrou-se que os usuários da ESF possuem grande insatisfação, principalmente quanto à organização e acesso aos serviços de saúde, avaliando a saúde da família como ineficiente, apesar de trazer a saúde para mais próximo da população, principalmente através das visitas domiciliares. Evidenciou-se também que há uma busca pelo serviço predominantemente apoiada na visão curativista e na aquisição de medicamentos. Conclusões: Os sujeitos avaliam a organização e o acesso ao serviço de saúde como insatisfatórios, mas valorizam as ações, quando há formação de vínculo com a equipe de saúde. Entretanto, ainda há procura pelo serviço de saúde, baseada na busca de fármacos e consulta médica. Assim, faz-se necessário a melhoria dos serviços da Estratégia Saúde da Família em Crato, na perspectiva de garantir qualidade, acessibilidade e maior resolutividade dos serviços de saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















