Análise estrutural da atenção pré-natal e do serviço de farmácia em uma região do município de Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/2086Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal, Gravidez na Adolescência, Centros de Saúde, Assistência Farmacêutica.Resumo
Objetivo: Analisar a estrutura da atenção pré-natal e do serviço de farmácia em dez Centros de Saúde da Família de uma região do município de Fortaleza - CE, Brasil. Métodos: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado no período de janeiro a dezembro de 2009. As variáveis estudadas foram: condições de estrutura da sala de atendimento; materiais e equipamentos disponíveis; instrumentos de registro e de acompanhamento das atividades; recursos humanos; gestão da assistência farmacêutica local, armazenamento e dispensação dos medicamentos. A coleta de dados consistiu de uma observação sistemática da estrutura da assistência pré-natal nos centros e de um formulário aplicado aos farmacêuticos sobre a gestão do serviço de farmácia. As variáveis relacionadas à estrutura dos centros de saúde da família e dos serviços de farmácia foram analisadas e mensuradas por escala: insuficiente (<49,9%); precário (50-74,9%); satisfatório (75-89,9%) e ótimo (90-100%). Resultados: Os Centros de Saúde da Família proporcionaram uma média geral de classificação das condições de estrutura de 48%, sendo classificadas como insuficientes. Em relação às condições de estrutura da sala de atendimento pré-natal, apresentaram uma média de 74%, sendo classificadas como precárias. A média de disponibilidade dos medicamentos essenciais na assistência pré-natal nos centros analisados foi de 41%. Conclusões: A estrutura dos Centros de Saúde da Família estudados e a disponibilidade de medicamentos foram consideradas insuficientes, enquanto a assistência pré-natal foi precária. Sugere-se incrementar atividades em que a farmácia se identifique e atue frente às atividades de atenção pré-natal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.