Percepção materna em relação ao cuidado e desenvolvimento infantil - doi:10.5020/18061230.2011.p245
DOI:
https://doi.org/10.5020/2078Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Mães, Cuidado da Criança.Resumo
Objetivo: Investigar a percepção das mães em relação ao cuidado e desenvolvimento dos seus filhos. Métodos: Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo, realizado em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza-CE, Brasil, no período de julho a outubro de 2008. Os sujeitos foram vinte mães que acompanhavam seus filhos na consulta de puericultura e que se encontravam com as condições clínicas favoráveis. A coleta dos dados utilizou técnicas de observação livre e entrevista semiestruturada, compostas de questões envolvendo a percepção sobre o desenvolvimento da criança e cuidado. Resultados: Mediante análise de dados, emergiram as seguintes categorias: “Sorrir e brincar: percepção da mãe em relação ao desenvolvimento do filho”; “Cuidar: ênfase na amamentação e higiene corporal”. O principal código da comunicação não verbal que a criança possui para transmitir afeto e amor é o sorriso, sendo atividade essencial ao desenvolvimento infantil. Detectou-se que os cuidados com a amamentação e higiene corporal apontam indicadores comportamentais de sensibilidade materna. Considerações finais: A consulta de puericultura realizada na Unidade Básica de Saúde é imprescindível, pois propicia atendimento com integração de ideias e ações compartilhadas com a díade profissional-mãe, assim, permite o despertar de novas experiências no cuidado e a influência no desenvolvimento infantil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.