Doenças crônicas degenerativas em idosos: dados fisioterapêuticos
DOI:
https://doi.org/10.5020/2075Palavras-chave:
Doença Crônica, Idoso, Qualidade de Vida, Fisioterapia (Especialidade).Resumo
Objetivo: Analisar as doenças crônicas mais frequentes na população de idosos de uma clínica particular de Fisioterapia. Métodos: Analisaram-se os prontuários dos clientes que realizaram tratamento numa clínica de Fisioterapia, no período de 2005 a 2008, em busca de doenças crônicas como diagnóstico e/ou associadas às mesmas. Destes selecionaram-se os que continham data de nascimento e/ou idade igual ou superior a sessenta e cinco anos. Um instrumento tipo check-list, desenvolvido pelas pesquisadoras, identificou: quantidade, gênero, diagnóstico médico e comorbidades associadas; sendo os dados submetidos ao cálculo de porcentagem simples para quantificação das variáveis. Resultados: No período proposto, havia quatrocentos e cinquenta e oito prontuários, dos quais quarenta e nove corresponderam aos critérios de inclusão da pesquisa. A maioria 59,2% (n=29) se referia ao ano de 2008; sendo 26,6% (n=13) indivíduos do sexo masculino e 73,4% (n=36) do sexo feminino. Os diagnósticos mais encontrados compreenderam osteoartrose 57,1% (n=28); fratura e/ou história de fratura 24,4% (n=12); e outros diagnósticos 48,9% (n=24). As doenças crônicas associadas incluíram diabetes mellitus 18,3% (n=9) e hipertensão arterial sistêmica 57,1% (n=23). Conclusão: Doenças crônicas degenerativas em idosos têm merecido cada vez mais atenção dos profissionais de saúde, sendo a osteoartrose o diagnóstico mais encontrado neste estudo, seguido de fratura e/ou história de fratura. As comorbidades encontradas representaram impacto negativo maior sobre a qualidade de vida dos idosos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















