Perfil dos pacientes com necessidades especiais de uma clínica de odontopediatria - doi:10.5020/18061230.2011.p136
DOI:
https://doi.org/10.5020/2064Palavras-chave:
Perfil Epidemiológico, Odontopediatria, Pessoas com Necessidades Especiais.Resumo
Objetivo: Avaliar o perfil dos Pacientes com Necessidades Especiais atendidos na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Métodos: Estudo observacional descritivo, realizado no período de março de 2007 a dezembro de 2009, analisando 137 prontuários, dos quais se extraíram os seguintes dados: gênero, idade, procedência, história médica atual e pregressa, tipo de necessidades especiais e principais doenças bucais. Aplicou-se a estatística descritiva, tabela unidimensional de frequência e elaboraram-se gráficos dos resultados. Resultados: Encontraram-se 77 (56,2%) pacientes do gênero masculino, com média de idade de 8,1 anos; 118 (86,2%) residentes na capital do Estado do Pará; 21 (15,3%) com problemas respiratórios; 37 (27,3%) com alguma alergia a medicamentos e 54 (39,4%) fazendo uso de medicamento controlado. Quanto ao tipo de necessidade especial, verificou-se que 29 (28,3%) apresentaram atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e a principal doença bucal encontrada foi a cárie, atingindo 84 (61,3%) indivíduos. Conclusão: O perfil avaliado dos pacientes com necessidades especiais caracteriza-se por pacientes residentes na capital do Estado do Pará, predominância de crianças do sexo masculino, portadores de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, com idade média de 8,1 anos, apresentando, principalmente, cárie.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.