Respostas cardiovasculares a partir da imersão na fase de recuperação do protocolo de reabilitação cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.5020/2062Palavras-chave:
Reabilitação, Imersão, Modalidades de Fisioterapia.Resumo
Objetivo: Descrever as respostas cardiovasculares aplicando a imersão na fase de recuperação do protocolo de reabilitação cardíaca. Métodos: Trata-se de um estudo intervencional, descritivo, prospectivo, com abordagem quantitativa. A amostra constou de 20 pacientes com diagnósticos de cardiopatias e hipertensão com Classificação Funcional da. Insuficiência Cardíaca da New York Heart Association (NYHA), os quais vêm-se mantendo estáveis clinicamente e participam do Programa de Reabilitação Cardíaca da Universidade de Fortaleza. As variáveis frequência cardíaca, pressão arterial, saturação e dispnéia foram investigadas, sendo estas verificadas no repouso, pós-exercício e pós-imersão. As coletas de dados ocorreram durante três atendimentos, com intervalo de uma semana. Resultados: Evidenciou-se resposta significativa da frequência cardíaca e da dispnéia, após a aplicação da imersão na fase de recuperação (p<0,05), diferentemente da pressão arterial e da saturação (p>0,05). Conclusão: Não foi observada nenhuma repercussão clínica decorrente do método aplicado, havendo melhoras significativas na sintomatologia, com aderência ao programa de reabilitação cardíaca após a inclusão da imersão como complemento terapêutico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















