Prevalência do uso de álcool em estudantes de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5020/2047Palavras-chave:
Consumo de Bebidas Alcoólicas, Ensino, Estudantes.Resumo
Objetivo: Determinar o uso de álcool entre alunos do ensino médio de uma escola em um Município do Ceará, Brasil. Métodos: Estudo do tipo descritivo, transversal e observacional, com abordagem quantitativa, realizado em uma escola pública com 166 estudantes do ensino médio, utilizando-se como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado. Os dados foram organizados em tabelas e analisados segundo a literatura referente ao tema. Resultados: Evidenciou-se a prevalência do uso de álcool em 98 (59,0%) estudantes. O primeiro drinque ocorreu em 58 (59.2%) entrevistados entre os 13 e 15 anos, sendo em 51 (51,9%) destes motivado pela influência dos amigos. Caracterizou-se uma frequência do consumo de álcool mensal (uma ou duas vezes) em 73 pesquisados (72.5%) e em 24 (24.5%) destes houve prejuízo nas atividades escolares. Observou-se rastreamento positivo para abuso ou dependência de álcool em 37 estudantes (37%). Conclusão: A prevalência do uso de álcool apresentou-se semelhante a outros estudos, porém o rastreamento positivo para abuso ou dependência de álcool mostrou-se elevado em relação a outras populações estudadas, indicando a necessidade de intensificar os estudos e as políticas públicas para combater o alcoolismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















