Gerenciamento dos resíduos em três hospitais públicos do Mato Grosso do Sul, Brasil - doi:10.5020/18061230.2010.p221
DOI:
https://doi.org/10.5020/2018Palavras-chave:
Serviço de Limpeza Hospitalar, Gerenciamento de Resíduos, Controle de riscos.Resumo
Objetivos: Avaliar o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde gerados em três hospitais públicos localizados no estado de Mato Grosso do Sul (Brasil), incluindo parâmetros quali e quantitativos. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo observacional. Avaliou-se o gerenciamento dos resíduos gerados em dois hospitais públicos de grande porte (HG1, 240 leitos e HG2, 343 leitos) e um de pequeno porte (HP, 35 leitos). Os dados foram obtidos in situ, por observação direta dos procedimentos relativos ao gerenciamento dos resíduos e quantificação das massas dos resíduos gerados por setor, nos três hospitais. Resultados: O estudo revelou que o gerenciamento interno dos resíduos gerados nos três estabelecimentos de saúde não era adequado, e que os seus trabalhadores não haviam sido capacitados quanto ao correto manejo dos resíduos e ao uso de equipamentos de proteção individual. As taxas médias de geração de resíduos determinadas no HG1, HG2 e HP foram, respectivamente, de 4,7, 4,8 e 2,4 Kg.leito-1.dia-1, que se ajustam a faixas de valores descritos na literatura. Conclusão: As inadequações detectadas colocam diretamente em risco a saúde dos trabalhadores e de outros frequentadores dos três hospitais avaliados, bem como pessoas da comunidade externa, que podem ser expostos a patógenos ou agentes tóxicos presentes em tais resíduos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.