Percepções das mulheres acerca do exame de prevenção do câncer cérvico-uterino
DOI:
https://doi.org/10.5020/2005Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Prevenção de Câncer de Colo Uterino, Exame Colpocitológico, Promoção da Saúde.Resumo
Objetivo: Compreender a percepção das mulheres que irão se submeter ao exame preventivo do câncer cérvico-uterino. Metodologia: Tratou-se de um estudo exploratóriodescritivo. A amostra foi composta por 25 mulheres pertencentes à faixa etária de 18 a 59 anos, usuárias da Unidade de Atenção Primária na região sul do estado do Ceará – Brasil. A coleta de dados ocorreu entre maio e junho de 2009, mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas, contendo as seguintes questões norteadoras: o que você sabe sobre a finalidade do exame preventivo do câncer cérvico-uterino? O que levou você a procurar a unidade para realização desse exame? O que você sente quando decide submeter-se ao exame? Os dados foram analisados a partir da categorização dos discursos dos sujeitos, e em seguida discutidos à luz da literatura referente ao assunto. Resultados: A investigação apontou que as sujeitas percebem o exame de prevenção sob uma ótica curativa, já que a maioria procura o serviço mediante alguma sintomatologia; a vergonha e o medo são os principais sentimentos verbalizados quanto ao exame. Esses fatores podem contribuir para a não adesão ao citopatológico. Conclusão: As mulheres entrevistadas demonstraram que detém conhecimentos superficiais e muitas vezes equivocados sobre o exame de prevenção do câncer ginecológico. Isso revela a necessidade de reorientação dos serviços de saúde com foco na promoção da saúde, proporcionando às usuárias conhecimento e sensibilização para atuarem como corresponsáveis da sua saúde, aderindo ao exame e, provavelmente, reduzindo o número de casos de câncer de colo de útero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.