A odontologia social no contexto da promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2008.180Palavras-chave:
Ciências da saúde, Promoção da saúde, Odontologia comunitária, Ciências sociais, Educação.Resumo
Objetivo: Discutir o papel social da Odontologia na promoção da saúde. Síntese de dados: É necessário entender a promoção da saúde como um processo através do qual as pessoas e comunidades são capacitadas para analisar e refletir sobre seus problemas reais para, só então, traçarem estratégias para superação de tais dificuldades. Sendo as doenças bucais um produto direto da inserção social das pessoas/comunidades acometidas, o dentista pode ter uma importante contribuição no incremento da qualidade de vida desses grupos. O que se observa no agir profissional do cirurgião-dentista é o desconhecimento de como fazer saúde strictu sensu. Para tanto, são propostas mudanças acadêmicas no âmbito dos cursos de graduação, nas quais as disciplinas voltadas para os aspectos sociais da profissão sejam adequadamente exploradas. Entende-se que tais alterações poderão ser refletidas na prática dos serviços de saúde, contribuindo para a mudança paradigmática do modelo de atenção hegemônico. Considerações finais: a Odontologia tem um papel social relevante na medida em que pode contribuir, além dos procedimentos clínicos na cavidade oral, para o incremento real da qualidade de vida das pessoas e comunidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















