Atendimento domiciliário gerontológico: contribuições para o cuidado do idoso na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5020/178Palavras-chave:
Assistência domiciliária, Gerontologia, Saúde, IdosoResumo
Objetivo: Apresentar as contribuições do Atendimento Domiciliário (AD) para o cuidado do idoso na comunidade. Síntese de dados: Seguindo propostas da Gerontologia, buscouse como questão norteadora a contribuição deste tipo de atendimento para o cuidado do idoso, e assim, delimitar princípios norteadores do AD: humanização, interdisciplinaridade e o suporte ao cuidador, como fundamentais para a continuidade e êxito da modalidade. A busca de dados constou de pesquisa de dados primários publicados nos períodos de: 1988, 1994 e 1996-2007. Ressaltando que o tema está em conformidade com as Políticas de Saúde preconizadas atualmente no Brasil, o AD surge como nova estratégia de atenção, contribuindo na reorientação de modelos assistenciais ao idoso e ao mesmo tempo humanizando a atenção da saúde do idoso. Conclusão: observou-se, a partir dos dados obtidos, que o atendimento domiciliário contribui significativamente para o cuidado do idoso na comunidade, representando uma estratégia vantajosa. Pode-se dizer que tal vantagem advém da possibilidade de, além de humanizar o atendimento, diminuir os custos da atenção por meio de altas precoces; demonstrando que o Atendimento Domiciliário com enfoque Gerontológico é diferenciado, proporcionando um tratamento mais adequado ao paciente, seu cuidador e família.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.