Atendimento domiciliário gerontológico: contribuições para o cuidado do idoso na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5020/178Palavras-chave:
Assistência domiciliária, Gerontologia, Saúde, IdosoResumo
Objetivo: Apresentar as contribuições do Atendimento Domiciliário (AD) para o cuidado do idoso na comunidade. Síntese de dados: Seguindo propostas da Gerontologia, buscouse como questão norteadora a contribuição deste tipo de atendimento para o cuidado do idoso, e assim, delimitar princípios norteadores do AD: humanização, interdisciplinaridade e o suporte ao cuidador, como fundamentais para a continuidade e êxito da modalidade. A busca de dados constou de pesquisa de dados primários publicados nos períodos de: 1988, 1994 e 1996-2007. Ressaltando que o tema está em conformidade com as Políticas de Saúde preconizadas atualmente no Brasil, o AD surge como nova estratégia de atenção, contribuindo na reorientação de modelos assistenciais ao idoso e ao mesmo tempo humanizando a atenção da saúde do idoso. Conclusão: observou-se, a partir dos dados obtidos, que o atendimento domiciliário contribui significativamente para o cuidado do idoso na comunidade, representando uma estratégia vantajosa. Pode-se dizer que tal vantagem advém da possibilidade de, além de humanizar o atendimento, diminuir os custos da atenção por meio de altas precoces; demonstrando que o Atendimento Domiciliário com enfoque Gerontológico é diferenciado, proporcionando um tratamento mais adequado ao paciente, seu cuidador e família.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















