Os efeitos da bola suíça nos pacientes portadores de hemiplegia por acidente vascular cerebral
DOI:
https://doi.org/10.5020/171Palavras-chave:
Acidente vascular cerebral, Fisioterapia, Modalidades de fisioterapia.Resumo
Objetivo: Investigar os efeitos da Bola Suíça na hemiplegia decorrente de AVC. Métodos:Realizou-se um estudo intervencionista e controlado em 12 pacientes hemiplégicos crônicos,independente do sexo, com idade média de 59 anos. Os pacientes do grupo experimental(GE) foram submetidos ao tratamento com Bola Suíça, somado à Fisioterapia convencional e os do grupo controle (GC), somente à Fisioterapia convencional. O tratamento, realizado duas vezes semanais, totalizou 14 atendimentos. Coletaram-se os dados em ficha de avaliação no início e ao final do tratamento. Na análise estatística aplicou-se o teste t de Student. Resultados: Houve predomínio do sexo masculino, com marcha, tônus e postura característicos da hemiplegia crônica. Os pacientes do GE apresentaram ganho significativo de força muscular dos membros inferiores em comparação ao grupo controle (p < 0,05), contudo o mesmo não ocorreu em relação a outros parâmetros, como na força dos membros superiores, na coordenação e no equilíbrio. Conclusão: Pode-se concluir que, no grupo estudado, o tratamento com a Bola Suíça favoreceu ganho de força nos membros inferiores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















