Masculinidade e acesso a serviços de saúde reprodutiva para homens no Peru
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15816Palavras-chave:
Serviços de saúde reprodutiva, Acessibilidade aos serviços de saúde, Acesso à atenção primária, MasculinidadeResumo
Objetivo: Determinar a relação entre a masculinidade e o acesso aos serviços de saúde reprodutiva entre homens no Peru. Método: Estudo quantitativo, não experimental con desenho descritivo relacional de corte transversal. A pesquisa foi realizada entre março e maio de 2024, no distrito rural de San Jacinto, região de Tumbes. Foram aplicados questionários estruturados anônimos a uma amostra de 337 homens, com idades entre 18 e 49 anos, selecionados por amostragem probabilística estratificada. Os critérios de inclusão foram: homens residentes no distrito de San Jacinto, com idade entre 18 e 49 anos, que concordaram em participar voluntariamente do estudo e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídos aqueles com dificuldades cognitivas ou de comunicação que os impediram de responder adequadamente ao questionário, bem como aqueles que estavam temporariamente na localidade. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial usando o SPSS® v.23. Resultados: A maioria dos participantes (86,6%; n=292) apresentou masculinidade negativa, enquanto apenas 13,4% (n=45) apresentou masculinidade positiva. Com relação ao acesso a serviços de saúde, a grande maioria dos participantes (83,7%; n=282) não recebeu atendimento de saúde sexual e reprodutiva nos últimos seis meses, enquanto apenas 16,3% (n=55) tiveram acesso a esses serviços. Conclusão: Não houve relação estatisticamente significativa entre a masculinidade e o acesso aos serviços primários de saúde sexual e reprodutiva entre homens da zona rural de Tumbes.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jhon Edwin Ypanaque, Aura Puican Pachon, Gabriela Cordova Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















