Masculinidade e acesso a serviços de saúde reprodutiva para homens no Peru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15816

Palavras-chave:

Serviços de saúde reprodutiva, Acessibilidade aos serviços de saúde, Acesso à atenção primária, Masculinidade

Resumo

Objetivo: Determinar a relação entre a masculinidade e o acesso aos serviços de saúde reprodutiva entre homens no Peru. Método: Estudo quantitativo, não experimental con desenho descritivo relacional de corte transversal. A pesquisa foi realizada entre março e maio de 2024, no distrito rural de San Jacinto, região de Tumbes. Foram aplicados questionários estruturados anônimos a uma amostra de 337 homens, com idades entre 18 e 49 anos, selecionados por amostragem probabilística estratificada. Os critérios de inclusão foram: homens residentes no distrito de San Jacinto, com idade entre 18 e 49 anos, que concordaram em participar voluntariamente do estudo e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídos aqueles com dificuldades cognitivas ou de comunicação que os impediram de responder adequadamente ao questionário, bem como aqueles que estavam temporariamente na localidade. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial usando o SPSS® v.23. Resultados: A maioria dos participantes (86,6%; n=292) apresentou masculinidade negativa, enquanto apenas 13,4% (n=45) apresentou masculinidade positiva. Com relação ao acesso a serviços de saúde, a grande maioria dos participantes (83,7%; n=282) não recebeu atendimento de saúde sexual e reprodutiva nos últimos seis meses, enquanto apenas 16,3% (n=55) tiveram acesso a esses serviços. Conclusão: Não houve relação estatisticamente significativa entre a masculinidade e o acesso aos serviços primários de saúde sexual e reprodutiva entre homens da zona rural de Tumbes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Jhon Edwin Ypanaque, Universidad Nacional de Tumbes, Tumbes, Peru

Obstetra, docente de la Universidad Nacional de Tumbes, Tumbes, Perú.  Master en Gestión de los Servicios de Salud. Doctor en Ciencias de la Salud.

Aura Puican Pachon, Universidad Nacional de Tumbes, Tumbes, Peru

Licenciada en enfermería, docente de la Universidad Nacional de Tumbes, Tumbes, Perú . Especialista en Administración y Gerencia de los Servicios de Salud. Maestría en Educación Superior Universitaria. Doctora en Ciencias de la Salud.

Gabriela Cordova Silva , Universidad Nacional de Tumbes, Tumbes, Peru

Nutricionista, docente de la Universidad Nacional de Tumbes, Tumbes , Perú.  Master en Salud Pública.

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Ypanaque, J. E., Pachon, A. P., & Silva , G. C. (2025). Masculinidade e acesso a serviços de saúde reprodutiva para homens no Peru. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 38, 1–6. https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15816

Edição

Seção

Artigos Originais