Interdisciplinaridade na construção da política estadual de assistência farmacêutica do Ceará: relato de experiência

Política de assistência farmacêutica do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14837

Palavras-chave:

Acesso a Medicamentos, Gestão em saúde, Política Nacional de Assistência Farmacêutica, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência interdisciplinar para construção coletiva da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará. Síntese dos dados: Trata-se de um relato de experiência, natureza descritiva, por meio de oficinas realizadas pela Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Identificaram-se fortalezas, fragilidades, ameaças e oportunidades nos eixos: acesso universal, recursos humanos, gestão da assistência farmacêutica, financiamento e cuidado farmacêutico. Foram realizadas em três etapas, iniciadas em janeiro e finalizadas em dezembro de 2021. Na primeira etapa, foi realizada a oficina para a construção da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará com participação dos profissionais de saúde, conselheiros de saúde, residentes e gestores a fim de discutir os processos estratégicos, processos de apoio e processos-chave da assistência farmacêutica. No segundo momento, a equipe técnica da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica analisou as informações coletadas durante as oficinas relacionadas às estratégias e ações frente aos problemas prioritários identificados por eixo. No terceiro momento, teve-se a construção da portaria da PEAF aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite e publicada no diário oficial do Estado em dezembro de 2021. Conclusão: As oficinas proporcionaram o engajamento de diversos gestores na reflexão e discussão, cujo propósito foi auxiliar na tomada de decisão e desenvolvimento de novas ações relacionadas à assistência farmacêutica. Essa vivência contribuiu para a troca de saberes e práticas entre os profissionais de saúde, que resultou na elaboração de uma minuta da portaria e, posteriormente, na publicação da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Deisy Morais Borges, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutoranda no Programa de Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Cerá(laboratório Translacional de Farmácia Clínica). Experiência Docente na Faculdade Católica Rainha do Sertão, Unileão, Estácio-FMJ E UNIJUAZEIRO. Atua como farmacêutica na função de Orientadora de Célula da Assistência Farmacêutica na Secretaria do Estado do Ceará (SESA) na Secretaria Executiva de Políticas em Saúde (SEPOS) em Fortaleza. De 2011 a 2020 esteve na Coordenação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e como parecerista técnica para Defensoria Pública no município de Juazeiro do Norte - CE. Integrante da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE). Integrante da Comissão de Assistência Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE).Docente convidada do Conselho Regional de Farmácia(CRF-CE), ministrando o curso de aperfeiçoamento em cuidado Farmacêutico. Têm experiência na área de Fisiologia, Farmacologia básica e clínica, coordenação e supervisão de estágios supervisionados no curso de Farmácia. Leciona as disciplinas de toxicologia e análises toxicológicas, farmacognosia, farmacologia básica e clínica, cuidado farmacêutico, farmácia hospitalar e clínica, assistência farmacêutica.

Joyce da Silva Almeida, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista do Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE) de janeiro de 2018 a dezembro de 2022, desenvolvendo atividades voltadas às Reações Adversas a Medicamentos (RAMs) no Hospital Infaltil Albert Sabin e notificações de reações adversas a medicamentos. Voluntária Laboratório de Pesquisa em Hemoglobinopatias e Genética das Doenças Hematológicas (LPHGDH) do Departamento de Análises clínicas e toxicológicas, no projeto de extensão "Grupo de Observação de Tratamento e alterações hematológicas (GOTAH), ação integrada em saúde" no período de março de 2020 a abril de 2021. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-UFC Farmácia) de outubro de 2020 a novembro de 2022, onde atuou como coordenadora geral e coordenadora do eixo de ensino. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), como monitora da disciplina de Imunologia básica de abril a novembro de 2022.

Paulo Ricardo Merencio da Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Farmacêutico, formado pelo Centro Universitário Uninassau - Fortaleza, em 2020. Especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) em 2021. Especialista em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde em 2022. Atuou como Assessor Técnico do Núcleo da Qualidade do HIAS de 10/2020 a 03/2022. Foi Estagiário Voluntário no Centro de Farmacovigilância da Universidade Federal do Ceará. Atuou de 2017 a 2019 como Estagiário Extracurricular do setor de Gerência de Risco do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda, Maracanaú. Atualmente é Farmacêutico do Hospital Municipal Dr. João Elísio Holanda em Maracanaú. É mestrando pelo Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de Pesquisa em Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária. Atua também, como Supervisor de Estágio Curricular e Extracurricular em Farmácia Hospitalar e Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia (CRF-CE). Tem experiência na área da saúde, com: Farmácia Hospitalar; Farmácia Clínica, Segurança do Paciente e Gestão Hospitalar.

Francisco Alisson Paula de França, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Farmacêutico pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública e em Gestão em Saúde. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília. Atuou como assessor técnico no componente estratégico da assistência farmacêutica do estado do Ceará. Atualmente, exerce a função de consultor técnico da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz na Secretaria de Vigilância e Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.  

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Borges, K. D. M., Almeida, J. da S., Silva, P. R. M. da, & França, F. A. P. de. (2024). Interdisciplinaridade na construção da política estadual de assistência farmacêutica do Ceará: relato de experiência: Política de assistência farmacêutica do Ceará. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14837

Edição

Seção

Descrição de Experiências