Interdisciplinaridade na construção da política estadual de assistência farmacêutica do Ceará: relato de experiência
Política de assistência farmacêutica do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14837Palavras-chave:
Acesso a Medicamentos, Gestão em saúde, Política Nacional de Assistência Farmacêutica, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: Descrever a experiência interdisciplinar para construção coletiva da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará. Síntese dos dados: Trata-se de um relato de experiência, natureza descritiva, por meio de oficinas realizadas pela Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Identificaram-se fortalezas, fragilidades, ameaças e oportunidades nos eixos: acesso universal, recursos humanos, gestão da assistência farmacêutica, financiamento e cuidado farmacêutico. Foram realizadas em três etapas, iniciadas em janeiro e finalizadas em dezembro de 2021. Na primeira etapa, foi realizada a oficina para a construção da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará com participação dos profissionais de saúde, conselheiros de saúde, residentes e gestores a fim de discutir os processos estratégicos, processos de apoio e processos-chave da assistência farmacêutica. No segundo momento, a equipe técnica da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica analisou as informações coletadas durante as oficinas relacionadas às estratégias e ações frente aos problemas prioritários identificados por eixo. No terceiro momento, teve-se a construção da portaria da PEAF aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite e publicada no diário oficial do Estado em dezembro de 2021. Conclusão: As oficinas proporcionaram o engajamento de diversos gestores na reflexão e discussão, cujo propósito foi auxiliar na tomada de decisão e desenvolvimento de novas ações relacionadas à assistência farmacêutica. Essa vivência contribuiu para a troca de saberes e práticas entre os profissionais de saúde, que resultou na elaboração de uma minuta da portaria e, posteriormente, na publicação da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.