Cuidado em saúde pela Estratégia Saúde da Família nos territórios do mar e sertão

Cuidado em saúde em território rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14266

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Equidade em Saúde, Pesquisa qualitativa, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar as práticas de saúde realizadas por profissionais de equipe de saúde da família que atuam em territórios do campo e das águas. Método: Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório, cuja análise temática foi utilizada para o processamento e interpretação do material empírico. Foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com profissionais da Estratégia Saúde da Família dos municípios de Apodi-RN, Fortim-CE, Icapuí-CE, Novo Oriente-CE, no período de junho a agosto de 2019. Resultados: Os agentes de combate de endemias mostraram-se envolvidos para além de vigilância e controle de zoonoses, devendo ser considerado sua obrigatoriedade em equipes da ESF deste território. Ações dos profissionais que envolvam saúde ambiental e do trabalhador permanecem focadas no eixo assistencial, mas devem atravessar promoção, prevenção e educação em saúde, visando à equidade e o cuidado integral. Conclusão: O modo de vida da população de campo e das águas, com articulação saúde-ambiente-trabalho, deve ser norteador em todas as práticas de cuidado em saúde realizadas
pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e, ainda, a possibilidade de ampliação de profissionais nas equipes rurais deve ser considerado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Pordeus do Nascimento Forte, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, Ceará, Brasil

Médica graduada em 2015 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Residência de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e UNASUS. Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Saúde da Família pela FIOCRUZ (CE). Atua como docente do curso de Medicina da UNIFOR.

Vanira Matos Pessoa, Fundação Oswaldo Cruz, Fortaleza, Ceará, Brasil

Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fiocruz Ceará, doutora em Saúde Coletiva (UFC/2015 ), mestre em Saúde Pública (UFC/ 2010) Especialista em Educação Comunitária em Saúde (ESP/CE /2007) e Residência em Saúde da Família (UVA/ 2004). Coordenadora de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz Ceará. Tem experiência profissional no SUS com atuação na estratégia de saúde da família (ESF), na pesquisa e no ensino na atenção primária à saúde (APS), saúde do trabalhador, saúde ambiente e saúde rural. Atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Saúde da Família (RENASF e PROFSAÚDE) e realiza pesquisa nos temas: pesquisa-ação, processo de trabalho na APS, pesquisa participativa em saúde, ecologia de saberes e saúde da família em territórios rurais, saúde ambiente, saúde do trabalhador, saúde das populaçoes do campo, floresta e águas, movimentos sociais e saúde rural, violência contra a mulher e saúde.

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Forte, M. P. do N., & Matos Pessoa, V. (2024). Cuidado em saúde pela Estratégia Saúde da Família nos territórios do mar e sertão: Cuidado em saúde em território rural. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14266

Edição

Seção

Artigos Originais