Cuidado em saúde pela Estratégia Saúde da Família nos territórios do mar e sertão
Cuidado em saúde em território rural
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14266Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Equidade em Saúde, Pesquisa qualitativa, Conhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdeResumo
Objetivo: Identificar as práticas de saúde realizadas por profissionais de equipe de saúde da família que atuam em territórios do campo e das águas. Método: Tratou-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório, cuja análise temática foi utilizada para o processamento e interpretação do material empírico. Foram realizadas 29 entrevistas semiestruturadas com profissionais da Estratégia Saúde da Família dos municípios de Apodi-RN, Fortim-CE, Icapuí-CE, Novo Oriente-CE, no período de junho a agosto de 2019. Resultados: Os agentes de combate de endemias mostraram-se envolvidos para além de vigilância e controle de zoonoses, devendo ser considerado sua obrigatoriedade em equipes da ESF deste território. Ações dos profissionais que envolvam saúde ambiental e do trabalhador permanecem focadas no eixo assistencial, mas devem atravessar promoção, prevenção e educação em saúde, visando à equidade e o cuidado integral. Conclusão: O modo de vida da população de campo e das águas, com articulação saúde-ambiente-trabalho, deve ser norteador em todas as práticas de cuidado em saúde realizadas
pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família e, ainda, a possibilidade de ampliação de profissionais nas equipes rurais deve ser considerado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.