O Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Coberturas Vacinais dos Estados Brasileiros

Impacto da COVID-19 na Vacinação Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.14060

Palavras-chave:

Imunização, Cobertura Vacinal, Covid-19, Iniquidades em Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de cobertura vacinal geral dos estados brasileiros. Métodos: Estudo ecológico descritivo de série temporal, tendo como unidade de análise os estados federativos brasileiros e as coberturas vacinais gerais entre 2013 e 2021. Os dados foram coletados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, via DATASUS, processados e analisados no software Microsoft Office Excel. A análise estatística descritiva compreendeu os cálculos de medidas de tendência central e de dispersão, além da diferença e variação de percentual, considerando as modificações na série histórica, com comparação entre o período anterior à pandemia (2018-2019) e o período de pandemia (2020-2021). Resultados: Todos os estados brasileiros reduziram a cobertura vacinal geral durante pandemia de COVID-19, em relação aos anos anteriores. A variação de queda de cobertura vacinal apresentou desigualdades entre os estados, compreendidas enquanto iniquidades em saúde. Considerando a média geral e o percentual de queda durante a pandemia, os estados em melhor situação relativa são: Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Já em pior situação relativa são: Amapá, Rio de Janeiro e Acre. Conclusão: A pandemia apresentou impactos nos coeficientes de cobertura vacinal dos estados brasileiros, reproduzindo desigualdades regionais. O estudo contribui para compreensão do cenário da imunização no país, apesar das limitações intrínsecas ao caráter ecológico da abordagem. A revitalização do Programa Nacional de Imunização requer esforços conjuntos da sociedade, incluindo ações de educação em saúde e aprimoramento de processos de financiamento e gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli da Costa Colla, Universidade do Contestado de Canoinhas - UNC, Mafra, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002).Especialização em Saúde Coletiva /Sanitarista, Saúde da Família e Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde, Mestra em Desenvolvimento Regional. Atuou como Enfermeira do Ambulatório de Epidemiologia do município de Canoinhas - Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas (SC), Coordenadora de Imunização de Canoinhas. Atualmente Secretária de Saúde do município de Canoinhas, Nomeada em Dezembro de 2022. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuante principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da mulher, amamentação e sexualidade. Integrante do grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade do Contestado, Canoinhas.

Leonardo Dresch Eberhardt, Universidade do Contestado de Canoinhas - UNC, Mafra, Santa Catarina, Brasil

Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Área de Concentração: Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos. Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, Área de Concentração: Saúde, Trabalho e Ambiente. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), níveis mestrado e doutorado, e dos cursos de Graduação em Enfermagem e Graduação em Medicina da Universidade do Contestado (UnC), campus de Canoinhas/SC e Mafra/SC. Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e Políticas Públicas de Saúde. É líder do Grupo de Pesquisas em Sociedade, Saúde e Enfermagem - SOSENF/UNC.

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Colla, F. da C., & Eberhardt, L. D. (2023). O Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Coberturas Vacinais dos Estados Brasileiros: Impacto da COVID-19 na Vacinação Brasil. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.14060

Edição

Seção

Artigos Originais