O Impacto da Pandemia de Covid-19 nas Coberturas Vacinais dos Estados Brasileiros
Impacto da COVID-19 na Vacinação Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.14060Palavras-chave:
Imunização, Cobertura Vacinal, Covid-19, Iniquidades em SaúdeResumo
Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 nos indicadores de cobertura vacinal geral dos estados brasileiros. Métodos: Estudo ecológico descritivo de série temporal, tendo como unidade de análise os estados federativos brasileiros e as coberturas vacinais gerais entre 2013 e 2021. Os dados foram coletados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, via DATASUS, processados e analisados no software Microsoft Office Excel. A análise estatística descritiva compreendeu os cálculos de medidas de tendência central e de dispersão, além da diferença e variação de percentual, considerando as modificações na série histórica, com comparação entre o período anterior à pandemia (2018-2019) e o período de pandemia (2020-2021). Resultados: Todos os estados brasileiros reduziram a cobertura vacinal geral durante pandemia de COVID-19, em relação aos anos anteriores. A variação de queda de cobertura vacinal apresentou desigualdades entre os estados, compreendidas enquanto iniquidades em saúde. Considerando a média geral e o percentual de queda durante a pandemia, os estados em melhor situação relativa são: Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Já em pior situação relativa são: Amapá, Rio de Janeiro e Acre. Conclusão: A pandemia apresentou impactos nos coeficientes de cobertura vacinal dos estados brasileiros, reproduzindo desigualdades regionais. O estudo contribui para compreensão do cenário da imunização no país, apesar das limitações intrínsecas ao caráter ecológico da abordagem. A revitalização do Programa Nacional de Imunização requer esforços conjuntos da sociedade, incluindo ações de educação em saúde e aprimoramento de processos de financiamento e gestão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.